Carnaval Atividades Parentalidade

5 Ideias para passar o Carnaval em Família

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

O carnaval é uma excelente oportunidade para estar em família, nos dias de preparação para o carnaval, como no próprio dia em si. Aproveite que as crianças estão de férias para passar tempo com os seus filhos de forma descomplicada, divertida e sem estar sempre a olhar para o relógio!


Como Passar o Carnaval com os seus Filhos

Preparar o carnaval em família pode ser super divertido e até mesmo educativo. Ler, passear, fazer atividades ao ar livre ou dentro de portas, são algumas das opções que todos vão adorar!

1. Crie fantasias em conjunto

Existem imensas opções de fantasia, é possível comprar já feitas, mas também pode optar por criar máscaras, adereços ou mesmo roupas de carnaval para os mais pequenos! Escolha com os seus filhos as personagens que gostam mais e tente combinar uma fantasia para toda a família (por exemplo, várias personagens de um filme da Disney).

2. Organize uma festa em casa

Convide os amigos dos seus filhos e prepare uma festa de carnaval super divertida. Esta atividade requer alguma preparação, mas nada de muito complicado:

  • Escolha um dia e hora e crie o convite com as crianças;
  • Peça para que cada criança venha mascarada;
  • Organize jogos de carnaval e outras atividades;
  • Prepare um lanche delicioso e saudável.

3. Prepare atividades ao ar livre

Com o bom tempo, leve o carnaval para o terraço ou jardim! Prepare o espaço com decoração colorida, mesas e cadeiras. E claro não esqueça a comida! Pode convidar os seus familiares mais próximos ou amigos, pôr música típica do carnaval e fazer um concurso ou desfile de máscaras. A imaginação é o limite!

4. Assista aos festejos na rua

Se mora nas grandes cidades, leve as crianças à rua para assistir à animação de rua. Converse com as crianças sobre a importância de ficar perto e estabeleça ponto de encontro seguro em caso de eventual afastamento. Ensinar as crianças o seu número de telemóvel também é uma boa opção.

5. Tire uns dias de férias

Aproveite que as crianças estão de férias e tire uns dias para passar em família. Escolha um local no campo ou perto da praia, onde os seus filhos podem brincar sossegadamente e onde é possível fazer programas em família. Leve jogos, livros para colorir ou de leitura, conte adivinhas de carnaval ou escolha outras atividades que os seus filhos gostam mais. Aproveite o dia para passear ou fazer caminhadas e o final de tarde para brincar em família. São estes momentos que as crianças lembram mais!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!