Parentalidade Atividades

Brincadeiras para ajudar o Bebê a Sentar

Avatar
Escrito por Marcelle Pinheiro

Os pais podem realizar uma série de brincadeiras que podem ajudar o bebê a sentar sozinho. Os melhores momentos para brincar e estimular o bebê com estas brincadeiras são depois do bebê ter sido alimentado e estar bem acordado, pronto para a diversão.



É esperado que o bebê possa sentar sozinho por volta dos 6 meses, mas cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e por isso, pode ser completamente normal ele ainda não sentar com 7 meses, não sendo motivo de preocupação.

À partir dos 5 meses de vida, os pais podem fazer as seguintes brincadeiras para ajudar o bebê a sentar sozinho:

Atividade 1 

  • Sentar o bebê no seu colo, de frente para você;
  • Segurar nas suas mãozinhas;
  • E enquanto olha nos seus olhos e fala com o bebê, inclinar o corpo do bebê para frente e para trás.

Esse simples exercício ajuda a fortalecer o abdominal do bebê e os músculos das costas que são essenciais para que ele possa desenvolver o tronco e tenha a capacidade de ficar sentado sozinho.

Esse pode ser um momento muito divertido e você pode cantar uma canção como:

‘Serra serra, serrador,

Quantas serras você serrou:

1, 2, 3, 4, 5…’

Atividade 2

  • Deitar o bebê de barriga para cima, no chão ou na cama;
  • Ficar de frente para o bebê;
  • Segurar nas mãos do bebê;
  • Puxar o bebê na sua direção, para que ele fique sentado;
  • Voltar a deitar o bebê de costas (repetir várias vezes).

Esse exercício é muito simples de fazer e pode ser realizado após trocar a fralda, por exemplo.

Colocar uma almofada em volta do bebê enquanto ele está aprendendo a sentar é uma boa forma de evitar pequenos acidentes nessa fase. O ideal é evitar o excesso de almofadas, existem algumas almofadas de amamentação, em formato da letra C, que podem ser usadas nessa fase.

Os bebês que estão acima do peso normalmente têm mais dificuldade em sentarem-se sozinhos e precisam de mais estímulo. No entanto, o bebê estar acima do peso não é saudável e o pediatra poderá indicar como deve ficar sua alimentação para que possa crescer e se desenvolver de forma saudável.

Sinais de alerta

Pode não ser normal se o bebê não demonstrar nenhum tipo de interação com esta brincadeira. Ele pode apresentar algum atraso no desenvolvimento psicomotor se apresentar sinais como:

  • Apatia;
  • Sem interesse;
  • Não olhar nos olhos;
  • Ter o corpo muito molinho após os 5 meses de vida.

Se estes sinais estiverem presentes deve-se conversar com o pediatra para que possam identificar o que está acontecendo. Muitos bebés tem apenas um pequeno atraso no desenvolvimento, mas com o estímulo adequado através da fisioterapia e da psicomotricidade é possível corrigir e atingir os marcos do desenvolvimento mais rápido. No entanto, em outros casos o atraso pode estar relacionado com outras situações mais sérias como uma síndrome, mas somente os médicos poderão realizar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.

Sobre o Autor

Avatar

Marcelle Pinheiro

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.