A bola de meia ou bola de gude, é uma alternativa à tradicional bola para jogar futebol ou outros jogos que utilizem este objeto. Ideal para crianças mais pequenas porque é agradável ao toque, fofa e dificilmente magoa quando atirada.
Idade: desde bebé (desde que consiga ficar direito, andar ou atirar objetos).
Material: meias brancas ou coloridas, tesoura, agulha e linha, jornal, enchimento.
Atividade infantil que trabalha a motricidade e favorece a interação social.
Como fazer Bola de Meia
Fazer uma bola de meia é simples e não requer a utilização de materiais dispendiosos ou difíceis de encontrar. Existem várias formas de fazer uma bola de meia, veja as nossas sugestões!
Bola de Meia com Jornal
- Amasse uma folha dupla de jornal, no formato de uma bola, para inserir dentro da meia;
- Torça a meia de forma apertada, dando o formato de bola;
- Repita a torção as vezes necessárias para chegar ao limite da meia;
- Com uma agulha e linha resistente, costure as bordas da meia de forma firme;
- Para fazer uma bola maior, insira uma bola de jornal maior ou sobreponha várias meias.
Bola de Meia com Enchimento
- Pegue numa meia e encha com espuma de enchimento ou algodão;
- Torça a meia e vire-a do avesso e assim sucessivamente até chegar ao fim da meia;
- Se preferir utilize a tesoura e corte a meia, utilizando diversas meias para fazer uma bola.
Atividade infantil divertida que as crianças vão adorar!
Brincadeiras com Bola de Meia
Agora que a bola de meia está pronta a utilizar, brinque com as crianças! Incentive os mais novos a usar a mão direita e depois a esquerda, um pé e depois o outro, sentados, em pé, etc, o importante é desenvolver a motricidade e, claro, passar tempo de qualidade juntos.
A bola de meia pode ser usada para tantas brincadeiras, que realmente a imaginação é o limite! Listamos algumas sugestões de jogos e brincadeiras com bola de meia para alegria das crianças:
- Experiências com a bola de meia – lançar a bola para cima e agarrar sem deixar cair, primeiro com uma mão, depois com duas (para tornar a atividade mais difícil pode usar mais do que uma bola de meia);
- Bowling de bola de meia – posicione garrafas pet e utilize a bola para jogar;
- Golo na baliza – ganha pontos quem acerta na baliza delimitada;
- Batata quente – com as crianças sentadas em círculo, passando a bola de mão em mão, ao som da música “batata quente, quente, quente, quente… queimou!” . No fim da música, a criança que estiver ficado com a bola paga uma “multa” pré-estabelecida;
- Palavras Soltas – Escolhe-se uma letra do alfabeto e cada vez que a bola é atirada a criança deve dizer uma palavra que começa por essa letra (repete-se com diversas letras);
- Bola ao Alvo – prepare alvos no chão, paredes ou objetos pendurados e, com uma distância estipulada, peça para as crianças acertarem;
- Bola no Balde – coloque um balde no chão ou em cima de algum móvel e improvise um jogo de basquete;
- Bobinho ou meinho – com as crianças em círculo e uma no centro, a bola deve circular sem que a criança está no meio a consiga apanhar (quando consegue troca de lugar pela pessoa que atirou a bola).
Atividades para Crianças
As atividades infantis são excelentes para promover o desenvolvimento integral da criança. Permitem trabalhar a criatividade, a imaginação, a concentração e capacidade de atenção. Também são excelentes para desenvolver a motricidade e o raciocínio, assim como promover o desenvolvimento social. Tudo isto de forma lúdica e divertida. Experimente as atividades educamais com as suas crianças! Temos a certeza que os mais novos vão gostar!