Gravidez

Bebê Prematuro: cuidados para um desenvolvimento saudável

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

O bebê prematuro é aquele que nasce antes das 36 semanas de gestação necessitando de alguns cuidados específicos. Os bebês que são considerados pré-maturos devem permanecer internados no hospital até que possam vir para casa. Normalmente um bebê prematuro só recebe alta para casa quanto atinge o marco de 2kg, quando conseguem respirar sozinhos e tem a capacidade de serem alimentados pelos pais.


Bebê pré-maturo fica doente mais facilmente?

Sim, o corpo do bebê é mais frágil do que um bebê à termo, isto é, que nasceu dentro das semanas previstas. No entanto, estes bebês quando recebem os cuidados necessários sobrevivem e se tornam fortes e na infância não necessariamente serão mais frágeis que outras crianças.

Qual a idade do bebê pré-maturo?

Saber calcular a idade do bebê é importante, para isso deve-se levar em consideração o dia em que o bebê nasceu e quando ele realmente deveria ter nascido. A isso, chamamos de idade corrigida. Na dúvida, confie na idade que o médico disser e os documentos do bebê comprovarem. Mas lembre-se: O bebê prematuro com 1 mês de idade não se desenvolve da mesma forma que o bebê que nasceu à termo e que completou 1 mês.

Como alimentar o bebê prematuro?

Deve-se seguir a orientação médica. Nem sempre a mãe consegue amamentar, e neste caso, a alimentação com leite em pó, adaptado às necessidades do bebê se faz necessária. Pode-se dar o leite pelo copinho, na colher ou na mamadeira, quando ele aprender a sugar, dependendo da aceitação e do desenvolvimento da criança. Lembre-se ele ainda não estava pronto para nascer e o ato de sugar ainda não estava completo.

Qual a fralda ideal?

O bebê é pequeno e precisa de usar fralda para manter-se limpo, por isso é importante a utilização de uma fralda com tamanho específico para o bebê que podem ser compradas nas farmácias.

Como fica o sono do bebê prematuro?

Os bebês prematuros levam mais tempo para se habituarem e regularem o sono, acredita-se que seja pelo tempo que passaram na UTI, sendo expostos a muitos barulhos e estímulos. Eles gostam de colo o tempo todo e dificilmente acalmam-se sozinhos, talvez pela imaturidade do seu sistema nervoso. Assim, o sono não é muito regular, eles podem acordar várias vezes durante a noite, por fome e querendo colo.

Como ficam as vacinas para bebês prematuros?

A vacinação não inicia exatamente ao nascer, mas quando o bebê chega aos 2kg e à partir daí seguem praticamente a mesma ordem de vacinação.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!