Atividades DIY Infantil

8 Atividades com Folhas para fazer com os seus Filhos

Avatar
Escrito por Sara Rothes

As folhas existem em tantas formas e feitios que são um excelente recurso para utilizar com os mais pequenos. Por isso, listamos um conjunto de atividades que pode fazer com os seus filhos e passar tempo de qualidade! Vamos começar?


Atividades que utilizam Folhas

O primeiro passo é sair para a rua e apanhar folhas com as crianças. Existem tantas, não é mesmo? De tantas cores e com tantos formatos, deixe as crianças explorar e escolher as folhas que gostam mais. Depois é só escolher uma ou mais atividades para fazer!

1. Carimbos de Folha

As crianças escolhem as folhas e as tintas que gostam mais e depois é só carimbar até cansar!

Material: Tintas coloridas, papel resistente e folhas é tudo o que precisa para esta atividade.

 

2. Contorno das Folhas

Depois de escolherem folhas, para as crianças fazerem apenas o contorno das mesmas numa folha de papel. De seguida, devem colorir e desenhar como quiserem. Vai ter uma galeria de folhas super coloridas!

Material: Folhas, lápis de cor ou de cera.

3. Folhas com Massinha

Disponibilize massinha (plasticina) de diversas cores e diversas folhas. Peça para as crianças trabalharem a massinha e fazerem moldes com as folhas. Vão ficar umas obras de arte!

Material: Massinha (plasticina), folhas e muita criatividade!

3. Desenho de Folhas

Escolha vários tipos de folhas e disponha-as numa mesa ou no chão. Disponibilize folhas e material de pintura. Peça às crianças para usarem as folhas como referência e desenhar cada detalhe.

Material: Folhas, material de pintura (lápis, canetas, tintas para dedos).

4. Animais com Folhas

Conte uma história com animais às crianças. Depois peça para criarem os animais presentes nessa história com as folhas e algum material de escrita e pintura.

Material: folhas, material de pintura.

5. Herbário de Folhas

Quando passear com os seus filhos no parque, deixe-os escolher folhas com diferentes formatos e cores. Escolha um local e coloque um pouco de terra. Com as crianças “plante” as folhas na terra. Converse sobre cada folha e tente encontrar o nome da árvore.

Material: Terra, folhas.

6. Completa a Folha

Ideia super simples, mas que promete tempos divertidos de aprendizagem. Corte as folhas a meio e peça para as crianças colarem a metade numa folha. De seguida forneça material para que completem as folhas!

Material: Vai precisar de folhas, papel, tesoura e cola.

 

7. Jogo com Folhas

Prepare antecipadamente folhas ou utilize folhas recolhidas pelas crianças e coloque-as numa das pontas da mesa. Cada criança, de forma individual ou em grupo de 2 ou 3, tem à sua frente um conjunto de folhas e uma palha. Com a palha devem as pirar as folhas uma a uma, transportando-as até ao outro lado da mesa, sem deixar cair!

Material: folhas, palhinhas e uma mesa.

8. Caixa de Folhas

Peça para as crianças colarem as folhas na caixa da forma que acharem melhor. Quando estiverem satisfeitas com a disposição passe plástico adesivo para proteger a caixa.

Material: Vai precisar de uma caixa de sapatos, folhas secas que as crianças recolheram, cola e plástico adesivo transparente.

Sobre o Autor

Avatar

Sara Rothes

Animadora Sociocultural, formada em Socorrismo Pediátrico. Com a sua boa disposição e simpatia, anima os mais novos como ninguém!