Atividades

Coordenação Motora para Bebês: 15 atividades para fazer em casa

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

Brincar com o bebê é estimular os seus sentidos, contribuindo para o desenvolvimento cerebral. Existem atividades que ajudam a desenvolver a coordenação motora dos bebês e que podem ser realizadas em casa, com os pais, irmãos, primos ou avós. Confira algumas ideias do que você pode fazer com o mais pequeno mebro da família:


1. Empilhar objetos semelhantes

Não precisa ser um jogo comprado, você pode pedir ao bebê para empilhar caixas de sapatos umas sobre as outras, empilhar livros, jornais, revistas, ou até mesmo um monte de folhas que estão soltas no jardim!

2. Jogo das varetas

O jogo das varetas é ótimo para treinar a paciência. O jogo consiste em colocar sobre uma mesa várias varetas coloridas. Você pode pedir ao bebê para pegar uma vareta de cada vez sem encostar nas outras. Se a criança tiver mais de 2 anos essa tarefa pode ser mais fácil, mas se o bebê for menor que isso, que tal mudar um pouco as regras e deixá-lo pegar a que ele quiser?

3. Canudinho e barbante

Uma ideia bastante interessante é cortar um pedaço de barbante e cortar um canudinho em 3 ou 4 partes iguais. Agora mostre ao bebê como pode passar o barbante por dentro de cada canudinho formando um cordão!

4. Jogos de encaixes

Você pode criar seu próprio jogo de encaixe com caixas de vários tamanhos. Mostre ao bebê como pode colocar uma caixa dentro da outra e veja sua reação, depois peça ao bebê para fazer o mesmo.

5. Pintar com tinta e dedos

Um poquinho de tinta guache faz a alegria dos pequeninos. Você só precisa proteger o bebê para que ele não suje tudo à sua volta. Mergulhe o dedo indicador na tinta e mostre para ele como pintar um desenho com o dedo.

6. Dançar a música: cabeça, ombro, joelho e pé

Existe uma canção infantil bastante conhecida, que é ótima para o conhecimento corporal e que também ajuda na coordenação motora: cabeça, ombro, joelho e pé é fácil de aprender e as crianças amam!

7. Separar os grãos

Num recipiente você pode colocar um pouco de grãos de feijão seco e de milho. Depois peça ao bebê para pegar apenas o milho, separando do feijão. Faça festa cada vez que ele acertar e com esse reforço positivo, certamente irá se empenhar para acertar mais vezes.

8. Construção com massinha

A massinha, play do ou plasticina, como também é conhecida é ótima para estimular a coordenação olhos-mãos e ajudar a criança a se concentrar para realizar algo com as próprias mãos. Você pode mostrar como fazer um círculo e depois pedir ao bebê para fazer o mesmo. Depois podem tentar construir uma torre e por aí adiante!

9. Cordão de macarrão

Uma outra atividade para coordenação motora dos bebês é dar um pedaço de barbante para criança e também um pouco de macarrão cru (tipo macarronete). A brincadeira consiste em passar o barbante ou fio de lã por dentro do macarrão, formando um colar bem divertido!.

10. Rasgar papel ou cortes de papel com tesoura

E que tal um momento livre? Você pode deixar o bebê brincar rasgando folhas de papel ou folhas do seu jardim! Alguns bebês caem na gargalhada com essa simples brincadeira. Uma outra hipótese é fazer cortes com uma tesourinha infantil.

11. Colagens com fita cola

Existem diversos tipos e cores de fita cola. Você pode promover uma brincadeira super divertida que consiste em deixar o bebê colar o que ele quiser com fita cola. Experimente fazer um risco numa folha e pedir para ele cobrir o risco com fita cola. Ele vai amar!

12. Desenhos de livre imaginação

Um outro momento mais livre pode ser você oferecer uma folha de papel branco e um lápis, caneta ou hidrocor e deixar a criança fazer o rabisco que ela quiser. Lembre-se de perguntar o que significa o desenho, se ela já souber falar, poderá dizer do que se trata.

13. Encapar uma latinha

A lata do leite em pó ou do achocolatado podem servir de brincadeira. Você pode pedir ao bebê para encapar com fita cola colorida, por exemplo.

14. Pintura em folhas

Quem tem jardim por perto sabe como surgem folhas das árvores com muita facilidade. Mas isso não tem que ser uma tortura, pode ser uma boa brincadeira fazer desenhos nas folhas secas ou prender umas nas outras com grampeador e criar uma coroa, por exemplo!

15. Enfiar o barbante no escorredor de macarrão

Os bebês gostam de brincar com panelas e você pode aproveitar o momento em que está na cozinha para deixá-lo brincar com o escorredor de macarrão. Peça ao bebê para enfiar um pedaço de barbante nos buraquinhos do escorredor, em pouco tempo você terá uma obra de arte!

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!