Parentalidade Atividades

Atividades para estimular o bebê a engatinhar

Escrito por Marcelle da Costa

Por volta dos 7 ou 8 meses de idade o bebê já deve conseguir sentar sozinho, sem apoio e o passo a seguir é conseguir engatinhar, um marco desejado por todos os pais, e que demostra como o bebê está crescendo de forma saudável.


Passo a passo da atividade para engatinhar mais rápido

Para ajudar o bebê a engatinhar você pode:

  • Pegar numa toalha de banho e enrolar, formando um rolo;
  • Colocar o bebê deitado de barriga para baixo com este rolo em baixo da barriga;
  • Nessa posição brinque com o bebê para que ele fique de joelhos e com as mãos no chão.

Cuidados importantes: antes e depois

Esta simples atividade pode fortalecer as articulações e ajudar o bebê a entender como deve engatinhar, mas não deve ser feita antes dos 6 meses de vida. Também não deve ser feita quando o bebê está com a barriga cheia, menos de 2 horas após a última refeição, pelo risco de provocar o vômito.

As crianças aprendem brincando e assim seu cérebro se desenvolve e seu sistema nervoso amadurece, o que é necessário para conseguir marcos motores como engatinhar e andar. Por isso, coloque brinquedos que a criança goste próximo dela, não ao alcance da mão (para não ser fácil demais), nem tão distante (ao ponto de não gerar interesse).

Fique sempre de olho no bebê para não correr o risco de se machucar sozinho, nem de sufocar com a toalha.

Quanto tempo demora para aprender?

Isso depende do ritmo de crescimento de cada criança. Em média aos 9-10 meses o bebê já se movimenta bem e consegue engatinhar, se o seu bebê não se movimenta muito, melhor conversar com o pediatra para investigar a causa. Existem inúmeros motivos para o bebê não estar se desenvolvendo dentro do tempo esperado, como falta de oxigênio na gravidez ou no parto, queda, traumatismo, deficts, atraso no desenvolvimento psicomotor, dentre outras. Se houver necessidade o médico poderá recomendar fisioterapia para ajudar no desenvolvimento do bebê.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!