Macaquinho Chinês

 

Macaquinho Chinês é um jogo tradicional. Macaquinho chinês, também conhecido por batatinha frita 1,2,3 tem de ser jogado, no mínimo por 3 crianças: uma que ficará de costas e outras para correr. Este jogo pode ser jogado por crianças pequenas.

Material Necessário para Macaquinho Chinês

Para este jogo necessita apenas de um espaço amplo sem obstáculos para que as crianças não se magoem.

Descrição e Regras do Macaquinho Chinês

Junto a uma parede fica uma criança (macaquinho chinês) de costas voltadas para as outras crianças que estão a uma determinada distância alinhadas.

A criança que está de costas voltadas diz: “Um , dois, três, macaquinho chinês!” , depressa ou devagar, mas apenas se pode voltar quando terminar a frase.

Enquanto esta criança fala, as outras aproximam-se o mais possível, na tentativa de chegar à parede. As outras crianças apenas se poderão mexer enquanto a frase é dita. Mal a criança se vire para as restantes têm de permanecer o mais estáticas possível.

A ou as crianças que forem vistas em movimento terão de voltar ao ponto de partida. Aquela criança que chegar primeiro à parede, sem ser vista a mexer-se, diz “Macaquinho Chinês!” e ganha o jogo.

Benefícios do Macaquinho Chinês

Este jogo é excelente como aquecimento em termos de expressão corporal e permite trabalhar a concentração. Trabalha de forma divertida o conceito de respeitar as regras e da importância de as cumprir.