Jogo das Castanhas

O Jogo das Castanhas é uma atividade de grupo ideal para a época do magusto. O jogo das Castanhas é adequado a crianças desde os 4 até aos 10 anos. Este tipo de jogos educativos é excelente para jogar tanto no exterior como numa sala nos dias mais frescos do Outono e chuvosos do Inverno.

O que precisa para Jogo das Castanhas

Para realizar o jogo das castanhas necessita de 6 caixas de papelão ou cestos, cerca de 50 castanhas e 30 cartões com números.

Antes de iniciar este jogo educativo prepare os cartões, desenhando bolas e números de 1 a 4. Desenhe um quadrado no chão (ou utilize possíveis riscos do pavimento) e coloque uma caixa em cada ponta. No centro coloque a caixa com as castanhas e a caixa com os cartões.

Jogo das Castanhas

Forme 4 equipas que se posicionam nos quatro cantos do quadrado, junto às caixas que se encontram vazias.

Ao sinal pré-estabelecido (apitar, por exemplo) uma criança de cada equipa corre para o centro e retira um cartão. De seguida tem pegar no número de castanhas representado no cartão e levar para a sua caixa. Repete-se até esgotar as castanhas. Ganha a equipa que tiver mais castanhas.

Este jogo educativo permite desenvolver a correspondência numérica (pontos-números), assim como trabalhar a motricidade e “gastar energias”.