Educamais.com

Portal de dislexia e dificuldades aprendizagem. Informações para os pais sobre Dislexia, Dificuldades de Aprendizagem, Autismo, TDAH, Orientação Escolar

Fases de Desenvolvimento do Grupo

As fases de desenvolvimento do grupo são facilmente identificáveis, dependendo de um conjunto de factores tais como a cultura, as expectativas, as experiências anteriores, o tipo de dinâmica, etc.

Vários autores identificam três fases de desenvolvimento de um grupo: a fase de orientação, a fase de conflito e a fase de colaboração.

Na fase de orientação os participantes prestam atenção ao animador e observam-se uns aos outros, dificilmente partilhando as suas ideias ou experiências. Os participantes sentem-se inseguros, desconfiados, respondem de forma pouco natural, às vezes um pouco agressivos e tentam passar uma imagem “perfeita” de si próprios.

Na fase de conflito os participantes já se conhecem melhor, é o momento em que cada um percebe o que pode beneficiar com o grupo e manifesta alguma iniciativa pessoal. Neste momento é importante delimitar os papéis e as atitudes, assim como recordar a utilidade das regras. Isto porque alguns participantes poderão manifestar alguma agressividade e tendências destrutivas.

Na fase de colaboração os participantes canalizam as suas energias  e sentimentos agressivos para um objectivo diferente, abrindo-se de forma honesta e pessoal para o grupo. Assim, cria-se um ambiente onde há mais espaço para a individualidade e iniciativa pessoal. O grupo torna-se um espaço acolhedor, de amizade. Cada participante começa não só a pensar naquilo que pode aproveitar do grupo, mas naquilo que pode oferecer ao mesmo.