Dinâmica do Desenho

 

Dinâmica do desenho é aconselhada a grupos cujos elementos já se conheçam bem. Dinâmica do desenho permite compreender o modo como nos vemos a nós próprios e como os outros nos percepcionam.

O que precisa para Dinâmica do Desenho

É adequado a participante com idades superiores a 10 anos e apenas necessita de uma sala, quadro, folhas de papel e lápis.

Dinâmica do Desenho

O animador entrega a cada participante uma folha com o nome escrito de outro elemento do grupo.
Assim, cada participante tem de desenhar um animal que tenha as características psicológicas e comportamentais da pessoa cujo nome está na sua folha. Se o desenho não for claro deve escrever qual o animal que desenhou. O desenho é anónimo.

O animador recolhe os desenhos e depois distribui-os pelo grupo para que cada participante possa observar. No quadro escreva as observações feitas por cada um aos desenhos.

Numa segunda fase, o animador distribui uma folha em branco a cada participante para desenhar o animal que pensa que melhor o representa.

No final, cada participante tem na sua mão dois desenhos de animais: o seu e o de outro participante. Aqui é avaliado qual o animal mais fidedigno à sua própria imagem. Primeiro de forma pessoal, depois em grupo, cruzando-se assim as percepções pessoais e as do grupo.