Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

 

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa comemora-se a 15 de Novembro. Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa foi criado juntamente com a Comissão para o reconhecimento e protecção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas.

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

A Comissão para o reconhecimento e protecção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada em 15 de Novembro de 1995 com o propósito de ver reconhecida a Língua Gestual Portuguesa na Constituição da República Portuguesa, algo que sucedeu em 1997, aquando da sua 4ª revisão.

Assim, ficou consagrado na Constituição, através do Artigo 74, n.º 2, alínea h, que o Estado Português compromete-se a “proteger e valorizar a língua gestual portuguesa enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades.”

Como celebrar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Neste dia converse com os seus alunos sobre a importância da aceitação, da diferença. Realize atividades que permitam aos seus alunos ouvintes compreenderem os alunos surdos.

Assista a vídeos de Língua Gestual, visite um dos centros de Surdos que existem pelo país, convide uma intérprete para ensinar conversação básica.

Veja exemplos de surdos que ultrapassaram as suas barreiras pessoais e seguiram os seus sonhos, por exemplo Marlee Matlin, conhecida actriz.