Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem Carro tem a sua origem em França e celebra-se a 22 de Setembro. O Dia Mundial sem Carro pretende alertar para a utilização do carro no dia a dia e outras questões de mobilidade. .O principal objetivo é o de conscientizar as pessoas a utilizarem o carro e a mota de forma racional, optando por alternativas para as suas deslocações, por exemplo uso da bicicleta ou de transportes públicos

Dia Mundial sem Carro

Este dia comemorou-se, pela primeira vez,em 1988 em 35 cidades francesas. Rapidamente esta iniciativa alastrou-se à Europa, sendo adotada pela União Europeia em 2000. Neste momento é celebrada um pouco por todo o mundo. No Brasil é celebrada desde 2001.

O principal objetivo é o de conscientizar as pessoas a utilizarem o carro e a mota de forma racional, optando por alternativas para as suas deslocações, por exemplo uso da bicicleta ou de transportes públicos.

Como celebrar o Dia Mundial sem Carro

Esta data é excelente para ser celebrada no contexto escolar. Promova palestras e debates sobre a mobilidade, a sustentabilidade, os recursos petrolíferos e a importância da ecologia e economia a nível de transporte.

Incentive e juntamente com os seus alunos, promova ações de sensibilização nesta dia: passeio de bicicleta,caminhadas, crie um sistema de boleias ou caronas entre os alunos e/ou entre os professores, jogos educativos, etc. Para os mais novos poderá fazer um concurso de desenhos de carros.

Para os mais novos utilize o jogo do trânsito. As crianças podem ser carros, motas, bicicletas, pessoas a pé, pessoas de skate, etc. Ao jogar crie uma tabela de poluição, ou seja, nos diferentes momentos do jogo pode ter mais ou menos carros, mais ou menos pessoas a pé…isto vai variar a poluição. É importante que no fim do jogo fale com os seus alunos sobre as diferenças na tabela e sobre as consequências da utilização dos veículos motorizados.