Dia Mundial da Alfabetização

Dia Mundial da Alfabetização celebra-se a 8 de Setembro. O Dia Mundial da Alfabetização pretende lembrar as elevadas taxas de analfabetismo existentes por todo o mundo.

Dia Mundial da Alfabetização

De acordo com estatísticas, a taxa de analfabetismo é elevado em diversos países  como Guiné, Moçambique, Marrocos, India, Egito,Tunisia, incluindo o Brasil e Portugal. No Brasil existem cerca de 16,295 milhões de pessoas incapazes de ler e escrever. Em Portugal os últimos censos revelaram cerca de 9% de analfabetismo.

A UNESCO estima  781 milhões de adultos analfabetos no mundo, sendo que cerca de 520 milhões são mulheres. Aproximadamente 103 milhões de crianças não têm acesso à escola e, portanto, não aprendem a ler, escrever ou contar.

As estatísticas sobre este tema também demonstram a directa relação entre analfabetismo e  pobreza. Por exemplo, países como Bangladesh, Etiópia, Gana, Índia, Moçambique ou Nepal, 75 por cento da população sobrevive com menos de dois dólares por dia. As taxas de analfabetismo destes países são superiores a  37 por cento.

Como celebrar o Dia Mundial da Alfabetização

Uma excelente forma de celebrar este dia é promovendo ações de recolha de material escolar e de apoio ao estudo com o fim de o entregar a crianças que dele necessitam. E porque não motivar os seus alunos a criar jogos e materiais de ensino para oferecer?