Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão

O Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão é uma data para refletir não apenas no dia 4 de Junho de cada ano. Este dia foi criado na Assembleia-Geral extraordinária das Nações Unidas a 19 de Agosto de 1982 e pretende alertar para as condições de violência em que as crianças estão sujeitas em várias partes do mundo.

Os grandes objectivos deste dia são:

  • Despertar as pessoas para o sofrimento das crianças de todo o mundo que são vítimas de agressão física, mental e emocional;
  • Afirmar o compromisso das Nações Unidas em proteger os direitos das crianças;
  • Reconhecer e encorajar o trabalho de todos os indivíduos e organizações que se dedicam a esta causa.

As Nações Unidas estimam que 2 milhões de crianças foram mortas em conflitos nas duas últimas décadas e 10 milhões de crianças refugiaram-se através da Agência das Nações Unidas para os refugiados. A Unicef afirma que mais de um bilião de crianças sofre pelo menos um tipo de privação, o que representa cerca da metade das crianças no mundo que vivem diariamente em situação de pobreza.

A par deste dia, as Nações Unidas também criaram um documento – Convenção dos Direitos das Crianças – com o propósito de promover os direitos das crianças em todo o mundo.

Mais datas comemorativas de Junho.