Dia Internacional da Educação

Dia Internacional da Educação celebra-se no dia 7 de Setembro de cada ano. No dia internacional da educação pretende-se refletir sobre a educação e todas as as suas principais questões.

Dia Internacional da Educação

A Educação é um pilar fundamental na vida de qualquer criança e está consagrado como um direito na declaração Universal dos Direitos da Criança, nomeadamente no artigo 28: “Toda a criança tem direito à educação. O ensino básico deve ser gratuito e os seus responsáveis legais têm o dever de proporcionar-lhe o acesso à escola.”

O artigo 29 da mesma declaração, ressalta que a educação desenvolve a personalidade, os talentos e as capacidades, preparando a criança para viver com responsabilidade e em paz, compreendendo os direitos dos outros e respeitando o ambiente.

Como celebrar o Dia Internacional da Educação

Neste dia internacional da educação celebre com os seus alunos o privilégio de estar numa escola e de poder aprender. Motive ao estudo, mas também sensibilize para todas aquelas situações em que este direito não existe, onde muitas crianças ainda não têm acesso à escola e ao ensino. Porque não organizar um piquenique com todos oa alunos para celebrar a sua aprendizagem?