Dia Europeu da Vítima

Dia Europeu da Vítima celebra-se a 22 de Fevereiro. Dia Europeu da Vítima pretende sensibilizar todas as pessoas para as diferentes vítimas dos variados tipos de violência e ao mesmo tempo promover os meios de apoio e prevenção.

Dia Europeu da Vítima

No anos 80 começou a discutir-se sobre a violência, direitos e proteção das vítimas, surgindo em 29 de Novembro de 1985 a Declaração dos Princípios Fundamentais de Justiça relativos às Vítimas de Crimes e de Abuso de Poder, na Assembleia Geral da ONU.

O dia europeu da vítima foi instituído pelo fórum europeu – Victim Support EUROPE – para lembrar e assinalar os direitos de quem é vítima de crime, reunindo serviços de apoio à vítima nacionais em mais de 16 países europeus.

Vítimas e Violência

A violência pode assumir diversas formas: física (empurrar, bater, morder, atirar ao chão, etc), verbal ( insultar, berrar, fazer comentários cruéis…), emocional (criticar pensamentos e opiniões, proibir de ver amigos, insultar pessoas de quem gosta…), psicológica (bater em mesas ou paredes, perseguir, ameaçar…), sexual (chamar nomes menos próprios, forçar actos sexuais que não deseja, violação…).

A violência pode afetar crianças, adolescentes e adultos, de ambos os sexos. Não está relacionada com classes sociais, raça ou capacidade económica. É um problema sério e grave com consequências pesadas para quem sofre violência na primeira pessoa.

Como celebrar o Dia Europeu da Vítima

Converse abertamente com os seus alunos sobre o tema da violência; fale sobre os diversos tipos de violência, como prevenir situações deste tipo, quais os mecanismos existentes de apoio e prevenção. Se possível visite uma instituição de apoio à vítima da sua localidade.