Gravidez Parentalidade

Parto normal dói muito?

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

O parto normal dói mais que uma cólica forte, mas a cada parto a dor incomoda menos e o trabalho de parto fica mais curto, diminuindo o tempo em que a mulher sente dores.


Em média, o 1.º parto normal da mulher dura cerca de 14 a 24 horas, mas o tempo vai diminuindo a cada parto de forma considerável. No 2.º parto, a média é de 6 horas de trabalho de parto, mas mesmo assim, existem mulheres que tem um 2.º parto de apenas 2 horas ou até menos.

O que fazer para diminuir a dor?

Existem estratégias que ajudam a diminuir a dor e o desconforto do trabalho de parto. Se distrair é uma delas, existem mulheres que preferem ir diretamente para o hospital assim que as dores começam, mas existem outras que preferem ir somente quando as contrações estão com intervalo de tempo muito curtas, inferior a 10 minutos.

A anestesia peridural é a melhor forma para eliminar completamente a dor do parto normal. Ela pode ser administrada no início do trabalho de parto, quando as dores se tornam muito intensas, e a mulher pode receber várias doses até o nascimento do bebê.

Receber uma massagem nas costas, ter música calma e um ambiente tranquilo também ajudam a ter um parto mais tranquilo. Alguns hospitais permitem a entrada do pai da criança no trabalho de parto, o que parece ajudar a grande maioria das mulheres a suportar melhor a dor.

Como encurtar o tempo do trabalho de parto?

Praticar exercícios desde o início da gravidez, manter a pressão sob controle e ter uma gestação saudável ajudam a ter um trabalho de parto sem grandes interferências.

O que parece afetar mais o tempo de trabalho de parto é a disponibilidade da mulher em se empenhar e fazer força na hora certa. Não é preciso fazer força desde o início do trabalho de parto, porque a mulher pode ficar muito cansada quando realmente for imprescindível fazer força, ou seja, na hora do bebê nascer. Mas uma coisa é certa, fazer força parece ajudar na dilatação do colo uterino, diminuindo o tempo do trabalho de parto, por isso, o ideal é confiar na equipa médica que está acompanhando o parto para saber quando deve e quando não deve fazer força.

Quando a dor acaba?

A dor do parto diminui muito depois que o bebê nasce, e normalmente a mulher já não sente quando a placenta sai. As cólicas fortes desaparecem quase que instantaneamente após o nascimento, e 1 ou 2 horas depois de o parto a mulher já consegue ficar de pé, sentar e andar, sem qualquer restrição de movimento.

Quando o bebê começa a mamar, o útero começa a diminuir pouco a pouco, o que pode causar alguma cólica, mas leve e passageira.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!