Saúde Infantil

O que é Psicomotricidade?

Marcelle da Costa
Escrito por Marcelle da Costa

A psicomotricidade é uma terapia que consiste na realização de várias atividades motoras diferentes que ajudam no desenvolvimento infantil. A etimologia da palavra nos diz que:


  • Psi: parte psicológica;
  • Co: parte cognitiva;
  • Motric: movimento corporal;
  • idade: quando anos a pessoa tem.

Dessa forma pode-se perceber que a psicomotricidade é a interação entre a parte psicológica e cognitiva que pode ser trabalhada através de movimentos corporais, de acordo com a idade que a pessoa tem. 

Quais os Objetivos da Psicomotricidade

Basicamente o objetivo é promover o desenvolvimento das capacidades cognitivas e motoras nas diversas etapas da vida. Embora essa terapia seja mais usada com as crianças a fim de promover um melhor desenvolvimento infantil, a psicomotricidade também pode ser usada na vida adulta e, até mesmo, com os idosos.

Atividades de Psicomotricidade

Bons exemplos de atividades psicomotoras são escalar degraus, se equilibrar numa bola (meio vazia), encher um balão de ar, fazer bolinhas de sabão, corrida do saco. Embora estas sejam brincadeiras comuns das crianças, estas podem ser realizadas de forma individual ou em grupo com objetivos por trás como: aumentar a empatia, promover a coordenação motora, melhorar o equilíbrio, aumentar a noção de lateralidade do corpo, que são aspectos que ajudam no desenvolvimento infantil. 

Estas atividades podem ser promovidas por um terapeuta psicomotricista sempre relacionando o tipo de atividade com a idade. 

Psicomotricidade na Educação Infantil 

A psicomotricidade é de grande importância na educação infantil porque ajuda a criar as bases para o desenvolvimento cognitivo e motor de cada fase da infância. Por exemplo, para escrever a criança precisa treinar o movimento de pinça com os dedos e isso pode ser trabalhado desde cedo, já que o bebê aos 10 meses já é capaz de realizar este movimento. Assim, na escola os professores ensinam diversas brincadeiras que ajudam a treinar esse movimento, já pegando nos lápis para pintar, o que ajuda no desenvolvimento necessário para quando for escrever.

Sobre o Autor

Marcelle da Costa

Marcelle da Costa

Fisioterapeuta credenciada, com formação em Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil.
Empreendedora social, prática e sempre pronta a ajudar!