Saúde Infantil

O que é Musicoterapia?

O que é Musicoterapia? A Musicoterapia é uma forma de terapia  que utiliza a música.



O que é Musicoterapia?

A Musicoterapia é uma forma de terapia alternativa que utiliza a música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) no tratamento de pessoas com problemas tanto de ordem física quanto emocional, mental e cognitiva. A presença da música no dia-a-dia auxilia no desenvolvimento físico, pessoal, social, intelectual e emotivo, melhorando a qualidade de vida.

Um musicoterapeuta, utiliza a musicoterapia, com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.

A Musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor organização intra e/ou interpessoal e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento.
(Definição Oficial da Federação Mundial de Musicoterapia)

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Empreendedora Social, formada em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Porto desde 2002.
Formadora certificada, com experiência em educação de crianças e adultos, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.