A fisioterapia é a ciência que trabalha focando a prevenção de lesões e a reabilitação do sistema locomotor. O fisioterapeuta trata as disfunções dos movimentos do corpo utilizando diversas técnicas específicas, exercícios, terapia manual, uso de aparelhos específicos de eletrotermofototerapia e recursos como calor e gelo.
O fisioterapeuta deve ser formado por uma faculdade de fisioterapia e poderá se especializar numa área que mais o interesse como por exemplo, fisioterapia neurofuncional, dermatofuncional, pediátrica, geriátrica, respiratória, desportiva, traumato-ortopédica, dentre outras.
Para que serve a Fisioterapia?
A fisioterapia serve para melhorar a saúde das pessoas, sendo útil para prevenir doenças e reabilitar após uma lesão. Dessa forma a fisioterapia pode ser vista como a área da saúde que desenvolve a capacidade física após um acidente, por exemplo.
A fisioterapia pode ser realizada em clínicas, hospitais, asilos e em domicílio, atendendo todas as faixas etárias, de acordo com a necessidade.
O que faz o fisioterapeuta?
O fisioterapeuta deve ser capaz de indicar a realização de exercícios de alongamento, fortalecimento e propriocepção e de utilizar equipamentos como bolas, cordões, elásticos contra-resistência, roldanas, alteres, além de aparelhos de eletrotermofototerapia, como TENS, Ultrassom, Ondas Curtas, Corrente Galvânica, Corrente Farádica, Radiofrequência, Lipocavitação, Laser, dentre outros.
O fisioterapeuta pode ajudar nas dificuldades de aprendizagem, atuando com a estimulação psicomotora, na recuperação de atletas, diminuindo os vícios posturais, minimizando problemas causados por acidentes, neurológicos, respiratórios, cardíacos, em indivíduos com deficiência genética e etc.
Quanto tempo demora a fisioterapia?
Normalmente são indicadas 10 sessões de fisioterapia para a reabilitação, no entanto, como forma de prevenção de doenças, não existe um número específico, ficando à critério da própria pessoa, a consciência da sua necessidade.
Cada sessão de fisioterapia demora cerca de 40 minutos à 1 hora, e pode ser realizada de forma individual ou em grupo de atividades.
Nem sempre é possível a reabilitação completa em apenas 10 sessões, e por isso, dependendo do caso, a fisioterapia pode demorar meses. Em caso de doenças neurológicas o tratamento fisioterapêutico poderá ter que ser realizado por toda a vida mas traz grandes vantagens para o indivíduo como a prevenção de sérias complicações como escaras infectadas e pneumonia.