Saúde Infantil

Ludoterapia

Ludoterapia é a adaptação do processo psico-terapêutico para o universo infantil, onde a brincadeira é a mais genuína forma de expressão. O objectivo da Ludoterapia é ajudar a criança, através dos brinquedos, a expressar com maior facilidade seus conflitos e dificuldades.



O que é Ludoterapia?

Através da brincadeira, o terapeuta é capaz de ajudar a criança a ultrapassar os obstáculos que a impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao seu meio familiar e/ou social mais amplo. Através de desenhos, actividades projectivas, jogos, modelagem e outros recursos lúdicos, a criança representa os seus mundos internos, que inclui as situações que mais a afligem. Normalmente o terapeuta utiliza uma mala de ludoterapia para o auxiliar.

Por exemplo: Uma criança que coloca um boneco e uma boneca de plástico e simula uma luta entre ambos, ao mesmo tempo em que, aflito, pede que parem de lutar (atribuindo-lhes o papel de pai e mãe) certamente está a reproduzir  uma cena muito conhecida sua.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Criativa e apaixonada por implementar novas ideias!