Jogos Educativos Atividades

12 Jogos Tradicionais para brincar com as Crianças

jogos tradicionais
Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Brincar na infância é fundamental, é o momento certo para criar memórias com os seus filhos e ensinar, de forma descontraída, regras de convivência e competitividade saudáveis. Por isso, sugerimos jogos simples bem conhecidos, mas que fazem as maravilhas de toda a família! Vamos jogar?


1. Jogo do Galo/Velha

Jogo tradicional muito conhecido, apenas precisa de papel e caneta ou de uns riscos na areia da praia e algumas pedras. Este jogo tradicional precisa apenas de dois jogadores. Na tabela de jogo, cada um põe o seu símbolo (cruz ou bola) à vez até um dos participantes conseguir fazer 3 em linha.

Ganha o jogador que conseguir ter 3 símbolos seus em linha, na horizontal, na vertical ou na diagonal. Saiba mais sobre o jogo do galo!

2. Jogo da Macaca

O jogo da macaca existe em diversos países, com nomes diferentes (jogo do homem, do pé coxinho ou da semana). Após desenhar a macaca no chão, cada jogador atira a pedra à vez e salta com um pé de casa em casa até apanhar a pedra que atirou.

O objetivo é conseguir acertar em todas as casas, sendo que a pedra não pode cair fora das linhas e a criança não pode cair ao apanhar a sua pedra (sempre com o pé no ar!). Conheça todos os benefícios do jogo tradicional da macaca.

3. Jogo do Anel

Jogo muito simples, ideal para grupo de crianças. De mãos em concha, com as crianças sentadas em roda, um jogador transporta o anel de mão em mão e deixar o anel na mão do jogador que quiser. Um outro jogador tem de responder quem tem o anel.

Se acertar, será o próximo distribuidor do anel, se errar tem direito a um “castigo” pré-definido (fazer o pino, contar uma piada, etc).Perguntará então a outro jogador a quem terá calhado o anel e este deverá adivinhar e passar ao papel de distribuidor do anel ou, caso se engane, sofrer um castigo acordado entre todos.

4. Jogo do Pião

Este jogo tradicional utiliza um objeto de madeira afunilado com uma ponta em metal (existem versões mais atuais feitas com plástico ou metal). Cada criança faz o seu pião girar e podem ver qual gira mais tempo ou apontar para um círculo desenhado no chão. Conheça as principais regras do jogo do pião.

5. Jogo do Berlinde

Outro jogo clássico é o jogo do berlinde, esfera de vidro ou metal de pequeno tamanho. Fazem-se três covas separadas em linha reta e cada criança terá que acertar em cada uma das covas e fazer o trajeto oposto. Se acertar nos berlindes alheios, pode ficar com eles.

6. Jogo do Eixo

Espaçadas, as crianças deverão encolher-se e pôr as mãos nos joelhos. Uma criança de cada vez terá que saltar por cima dos seus amigos com o apoio das mãos sem cair nem fazer o amigo cair. Ganha quem conseguir saltar sobre todos os amigos.

7. Jogo do Lenço

Com duas equipas e uma pessoa no centro a segurar o lenço poderá divertir-se muitas crianças. Cada equipa define, em segredo, um número para cada um dos membros. O detentor do lenço diz um número e, de cada equipa, virá a correr o participante a quem foi atribuído esse número. Ganha quem apanhar o lenço primeiro.

Este jogo infantil, trabalha a agilidade e motricidade dos mais pequenos, é ideal para fazer ao ar livre com as crianças! Divirta-se me família com o Jogo do Lenço.

8. Jogo do Piolho

Jogo dinâmico e divertido, ideal para fazer ao ar livre com um grande grupo de crianças. Alia o exercício físico com o treino de pontaria e atenção. Aprenda todas as regras do jogo do piolho.

9. Jogo da Cabra Cega

Com apenas um lenço e muitos amigos, pode fazer este jogo tradicional. Uma das crianças é escolhida para ser a “cabra cega”, que tem os vendados com um lenço opaco e deve andar pelo campo de jogo até conseguir apanhar um dos jogadores e identificá-lo.

Podem tocar na “cabra cega”, para a desorientar, enquanto esta, de braços estendidos, procura agarrar as outras crianças. O que for apanhado, é a seguinte “cabra cega”.

10. Jogo das Escondidas

Jogo de grupo, em que uma criança, de olhos fechados, tem de contar até um número previamente combinado. Ao terminar a contagem, avisa os outros em voz alta. Nesse momento, parte à procura das restantes crianças, que se esconderam enquanto ela contava. Sempre que encontra algum dos companheiros, deve tocá-lo para o eliminar e continuar à procura dos outros.

Para se salvarem, os meninos que estão escondidos têm de correr até ao local onde foi feita a contagem e tocar nesse local antes de serem apanhados.

11. Jogo da Dança das Cadeiras

Para se jogar, têm de haver tantas cadeiras, quantos jogadores, menos uma. Também é necessário música, preferencialmente alegre. As cadeiras devem ser colocadas em círculo, viradas para fora e as crianças ficam de pé, à volta delas. Quando começa a música, as crianças começam a andar à volta das cadeiras.

No momento em que a música para, todos procuram uma cadeira para se sentar. O que ficar sem cadeira é eliminado e, na ronda seguinte, uma cadeira é retirada do círculo.

12. Jogo da Malha

O jogo da malha é um jogo tradicional que pode ser bem divertido! O objetivo é derrubarem o belho (pedaço de madeira), com uma malha (círculo de ferro com um furo no meio).

O derrube do belho vale três pontos, a malha que fica mais perto do belho ganha um ponto o jogo termina quando uma das duas equipas faz 60 pontos.

Jogos Educativos Infantis

Os jogos infantis educativos são atividades excelentes para promover o desenvolvimento integral da criança. Possibilitam trabalhar a criatividade, a imaginação, a concentração e capacidade de atenção. Também são excelentes para desenvolver a motricidade e o raciocínio, assim como promovem o desenvolvimento social. Tudo isto de forma lúdica e divertida.

Experimente os jogos educativos do educamais com as suas crianças! Temos a certeza que os mais novos vão gostar!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!