Escola

Férias Escolares no Brasil em 2019

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Para preparar com antecedência as férias dos seus filhos, tem de saber as datas escolares em 2019. Deixamos algumas ideias de atividades para fazer com os seus filhos e saídas em família! Aproveite cada dia de férias!



 

Férias Escolares em 2019

O calendário escolar do Brasil é determinado pelos governos locais, o Governo Federal apenas define que os alunos do ensino primário devem ter 200 dias de aula por ano (no mínimo), que deve existir uma pausa no final do ano e que as férias coletivas sejam realizadas no mês de julho.

Por sua vez, o horário escolar está organizado em três blocos: das 7.00-12.00, das 12.00-17.00 e das 17.00-22.00 (escolas públicas e escolas privadas).

Os dias de aulas são organizados em semestres, de fevereiro a junho de 2019 e de agosto a dezembro de 2019.

Férias Verão: 28 de Junho a 30 Julho de 2019

Férias Natal: 17 Dezembro a 31 de Janeiro

Atividades para Fazer nas Férias 

Deixamos algumas sugestões de atividades que pode fazer em casa com os seus filhos durante o tempo de férias. 

Festas com Amigos

Junte os amigos do seu filho e faça uma festa divertida temática em casa: festa do pijama, jantar italiano, tarde de jogos de mesa… as opções são imensas! Adapte a festa ao estilo e idade do seu filho, para que seja um tempo divertido e seguro para todos!

Acampamentos

Poderá fazer um “acampadentro” (monte uma tenda na sala ou no quarto das crianças), um acampamento no jardim ou terraço. Pode usar uma tenda de verdade ou simplesmente juntar lençóis, colchões e luzes ou lanternas. As crianças vão achar o máximo! Dentro da tenda podem contar histórias, fazer jogos, ler livros, cantar músicas e até assistir um filme com um balde de pipocas caseiras!

Visitas

As férias são uma boa altura para visitar museus, assistir a um concerto de música, visitar o zoo ou simplesmente passear no parque. Faça o programa de visitas com os seus filhos, é muito mais divertido quando fazem parte do processo.

Atividades Criativas

Pintar e colorir são atividades que podem ser facilmente adaptada a crianças de todas as idades: pintar com os dedos ou lápis de cera para os mais novos, com lápis de cor ou canetas de feltro para os mais crescidos! Prepare materiais base (vários tipos de papel, telas…) e diferente produtos de pintura (lápis, tintas, pincéis…) e deixe a criatividade dos seus filhos surgir! Se tiver mais do um filho ou quiser reunir os amigos dos mais novos, promova um concurso de artistas. Faça uma exposição numa divisão da casa.

Chefs na Cozinha

Leve as crianças para a cozinha! Pode preparar com os pequenos o almoço ou jantar familiar ou ainda um lanche temático (por exemplo, chá das princesas, lanche dos super heróis ou tarde dos bolinhos). Pergunte às crianças qual o tema e o que gostariam de cozinhar. Ensine as crianças, principalmente as mais pequenas, quais os utensílios que podem utilizar (facas e pequenos eletrodomésticos não devem ser usados por elas). Tenha à mão avental e chapéu de cozinheiro para que a diversão esteja completa!

Cinema em Casa

Faça uma sessão de cinema caseira com pipocas: arrume a sala bem confortável, pode usar almofadas e mantas para criar um ambiente acolhedor. Deixe as crianças escolherem o filme, prepare as pipocas favoritas, apague as luzes e… desfrute do momento!

Jogos em Grupo

Proponha jogos de ação (como a mímica) ou dinâmicas de grupo e prepare-se para momentos muito divertidos:

  • Caça ao tesouro – esconda diversos objetos pela casa (pequenos brinquedos, chocolates) e peça às crianças para procurarem;
  • Concurso musical – escolha as músicas favoritas, crie espaço na sala, prepare o som e assista aos mais novos brilharem;
  • Desfile de moda – disponibilize  várias opções de vestuário e calçado (roupas divertidas e coloridas, roupas de adulto, adereços como cintos, fios e pulseiras) e comece o desfile.

Jogos de Tabuleiro

Tenha sempre à mão os jogos de tabuleiro favoritos dos mais pequenos: damas, xadrez, uno, scrabble, monopólio, etc. Puzzles também são uma opção bastante pedagógica: escolha os que têm peças maiores para os mais novos e vá aumentando o número de peças para os mais crescidos.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Empreendedora Social, formada em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Porto desde 2002.
Formadora certificada, com experiência em educação de crianças e adultos, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.