Atividades

Fases de Desenvolvimento do Grupo

As fases de desenvolvimento do grupo são facilmente identificáveis, dependendo de um conjunto de factores tais como a cultura, as expectativas, as experiências anteriores, o tipo de dinâmica, etc.


Vários autores identificam três fases de desenvolvimento de um grupo: a fase de orientação, a fase de conflito e a fase de colaboração.

Na fase de orientação os participantes prestam atenção ao animador e observam-se uns aos outros, dificilmente partilhando as suas ideias ou experiências. Os participantes sentem-se inseguros, desconfiados, respondem de forma pouco natural, às vezes um pouco agressivos e tentam passar uma imagem “perfeita” de si próprios.

Na fase de conflito os participantes já se conhecem melhor, é o momento em que cada um percebe o que pode beneficiar com o grupo e manifesta alguma iniciativa pessoal. Neste momento é importante delimitar os papéis e as atitudes, assim como recordar a utilidade das regras. Isto porque alguns participantes poderão manifestar alguma agressividade e tendências destrutivas.

Na fase de colaboração os participantes canalizam as suas energias  e sentimentos agressivos para um objectivo diferente, abrindo-se de forma honesta e pessoal para o grupo. Assim, cria-se um ambiente onde há mais espaço para a individualidade e iniciativa pessoal. O grupo torna-se um espaço acolhedor, de amizade. Cada participante começa não só a pensar naquilo que pode aproveitar do grupo, mas naquilo que pode oferecer ao mesmo.

Sobre o Autor