Atividades

Escrita com Símbolos

Escrita com Símbolos é uma ferramenta inclusiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa em Português Europeu. É um processador integrado de textos e de símbolos com diversas ferramentas para crianças e adultos com dificuldades na utilização de texto e/ou de comunicação. Contribui para a total autonomia do utilizador e facilita a aquisição de competências básicas em literacia de leitura e escrita. É um excelente auxiliar de expressão e comunicação.

Escrita com Símbolos é uma ferramenta inclusiva de Comunicação Aumentativa e Alternativa.  Escrita com Símbolos, em Português Europeu, tem os símbolos SPC (símbolos pictográficos para a comunicação)  e REBUS (escrita pictográfica utilizada na suméria), da empresa Imagina e recomendado pelo Ministério da Educação Português.



Escrita com Símbolos

Este software é a ferramenta ideal para escrever texto ilustrado com símbolos, indicado para todos os utilizadores que precisem de desenvolver as suas competências básicas em leitura e escrita  e para os que usam os símbolos como apoio à comunicação e linguagem. Os utilizadores podem escrever a partir de uma escolha de símbolos e palavras presentes em grelhas ou botões sem a necessidade de utilizar o teclado.

Características da Escrita com Símbolos

O texto é ilustrado automaticamente com símbolos
Permite a escrita inteligente (altera o símbolo de acordo com o contexto semântico em que a palavra está inserida)
Inclui mais de 10.000 Símbolos para a Literacia da Widgit (conjunto actualizado de símbolos coloridos universais utilizado em cerca de 18 línguas) e 1.500 imagens
Inclui síntese de voz de excelente definição em Português Europeu (Madalena)
A criação de novas actividades é bastante mais fácil e intuitiva, nomeadamente o processo de criação de grelhas de comunicação interactivas
Interface configurável de acordo com as necessidades e capacidades do utilizador

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Empreendedora Digital, formada em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Porto desde 2002.
Formadora certificada, especialista em educação infantil, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.