Ação de Graças Atividades Dinâmicas de Grupo

Dinâmica de Gratidão

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

A Dinâmica de Gratidão ajuda a lidar com as contrariedades da vida, utilizando todas as coisas para ter uma atitude positiva e de gratidão. É uma dinâmica de grupo ideal para todas as idades, pois permite motivar a ter uma atitude de gratidão, independentemente das circunstâncias. Mesmo os mais novos, que ainda não escrevam bem, podem participar desta dinâmica, por exemplo, através do desenho.



Idade: a partir dos 6 anos.

Material: espaço amplo com cadeiras ou almofadas, balões e canetas que escrevam bem em balões.

Gratidão é o segredo. Tanto pelas coisas boas que aconteceram, quanto pelas coisas que no final viraram lições.

Como orientar a Dinâmica de Gratidão

  1. Disponha os participantes num círculo e inicie o tempo lendo uma história  “Pollyanna e o Jogo do contente” (Pollyanna, a Pequena Órfã de Eleanor H. Porter – no final do artigo);
  2. Antes de entregar o balão explique que cada um deverá pensar em duas situações: uma muito boa e uma desagradável;
  3. De seguida entregue balões a cada pessoa e peça para escreverem uma palavra de agradecimento para cada situação (ou desenho, no caso dos mais novos);
  4. Termine salientando a importância da gratidão e como esta faz encarar a vida de forma positiva prevenindo estados de ansiedade e até mesmo de tristeza.

Gratidão não custa nada e tem um valor imenso!

Pollyanna e o Jogo do Contente

Certa vez uma menina de nome Pollyanna conversava com seu pai e pediu-lhe uma boneca. Ele então sorriu e respondeu, dizendo que ela teria sua boneca.
O pai, que era um missionário, enviou uma carta pedindo a boneca.
A menina esperou, esperou… E a caixa de doações finalmente chegou!
Ela foi correndo até a caixa e a abriu toda feliz.
Mas dentro só havia um par de muletas…
A menina começou a chorar desesperada, então seu pai a abraçou e lhe ensinou um jogo… o jogo do contente, que se trata de encontrar em cada tristeza ao menos um pouquinho de alegria.

Pollyanna então perguntou ao pai:
– Como posso ficar contente por ter recebido um par de muletas e não a boneca que pedi? O que há de bom nisso?
O pai a olhou com ternura e respondeu:
– Simplesmente pelo fato de não precisar delas!

Baixe a história de Pollyanna e o Jogo do Contente. Pollyanna e o Jogo Contente

Dinâmicas de Grupo

As dinâmicas de grupo são exercícios psicológicos que proporcionam aos participantes uma experiência pessoal e particular de aprendizagem, possibilitando a tomada de consciência e a aquisição de novos modos de pensar, sentir e relacionar-se com os outros. Podem ser usadas em grupos de várias idades

Existem diversos tipos de dinâmicas de grupo, para todas as idades, que possibilitam trabalhar diversas questões, como a motivação, a criatividade, a assertividade, a cooperação, entre outras. Consulte todas as dinâmicas de grupo do educamais que pode utilizar com o seu grupo!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Criativa e apaixonada por implementar novas ideias!