Parentalidade

5 Dicas para trabalhar em casa com filhos por perto

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Conciliar os compromissos profissionais com as responsabilidades familiares não é propriamente fácil, especialmente se o trabalho é realizado remotamente e em regime de isolamento social devido ao surto de COVID-19. Por isso, a pensar nos pais que estão a trabalhar a partir de casa e vão ter os filhos sempre por perto, deixamos algumas dicas que podem ajudar a gerir tudo da melhor forma! Vamos tentar?


1. Explique a situação aos seus filhos

Converse com os seus filhos e explique que está a trabalhar a partir de casa. Por isso, vai ter um momentos para estar com eles e outras alturas em que isso não vai ser possível (adeque a conversa à idade). É importante que as crianças percebam que os pais estão em casa, mas que estão a ocupados a trabalhar, assim, em alguns momentos não vão estar disponíveis.

Combine com os seus filhos que, durante o tempo em que vai estar a trabalhar, as interrupções são para ser evitadas, mas em situações urgentes, acorde com eles quando podem entrar, mas em silêncio. Assim, assegura que, se estiver numa reunião, os seus colegas não vão ouvir o pequeno a pedir alguma coisa. Uma ideia gira é combinar com as crianças um sinal que está em reunião, por exemplo, colocar uma meia na maçaneta da porta!

Não precisa de sentir culpa por não estar sempre disponível, assegure aos seus filhos que vai estar presente e vai dedicar momentos para estar com eles, quer seja a brincar, a fazer trabalhos de casa ou simplesmente a conversar. Cumpra com o prometido, se as crianças sentirem que são respeitadas no tempo em conjunto, farão um esforço para respeitar o período do trabalho dos pais.

2. Crie o seu próprio local de trabalho

Da mesma forma que tem o seu local de trabalho no emprego, tente criar um espaço dedicado apenas à realização das suas tarefas para a empresa. Se ainda não tem uma divisão da sua casa preparada para funcionar como um escritório, opte por criar um local calmo, longe das crianças, bem iluminado (preferencialmente com luz natural), arrumado e onde seja fácil ter privacidade, mantendo a porta fechada, por exemplo.

Organize este espaço com tudo o que precisa para realizar com sucesso a sua atividade. Inclua no espaço algo leve para petiscar e água, para evitar cruzar-se com os mais pequenos durante o período de trabalho. Desta forma, vai ser mais fácil concentrar-se durante o tempo em que está a trabalhar e evitar interrupções.

3. Opte pelo melhor horário

Cada família tem a sua rotina própria, por isso, escolha o horário de trabalho de acordo com a sua! Se as crianças dormirem até tarde, aproveite essas horas para trabalhar durante esse tempo. Se os seus filhos acordam muito cedo de forma natural, prepare-os como se fossem para a escola e deixe-os a brincar ou a realizar atividades anteriormente preparadas, enquanto se dedica ao trabalho no seu espaço.

Uma outra opção é fazer à vez, sempre que possível. Um dos pais trabalha de manhã, enquanto o outro está com as crianças, preferencialmente a fazer algo com elas, dedicando-lhes tempo exclusivo. Na outra parte do dia, trocam.

4. Prepare um calendário de atividades

Manter as crianças ocupadas enquanto se tenta concentrar no trabalho não é uma tarefa fácil, especialmente quando tem de o fazer numa base diária. Por isso, crie um calendário de atividades com os seus filhos para toda a família, com tempo para estudar e realizar trabalhos de casa,  atividades criativas, exercício físico, ver televisão, usar o tablet ou o telemóvel ou simplesmente divertir-se com os brinquedos e passatempos favoritos. Obviamente, inclua também o tempo que vão passar juntos, momentos das refeições, horário de dormir e tempo para relaxar!

5. Faça uma lista de tarefas

No dia anterior organize uma lista de tarefas que pretende realizar no dia seguinte. Seja realista e abrangente, incorpore tarefas de trabalho, de organização de casa e de tempo em família. Por exemplo, se trabalhar como blogger, pode ter a seguinte lista de tarefas para o dia:

  • Fazer 1 artigo novo;
  • Atualizar um artigo existente;
  • Agendar posts no Facebook e no Instagram;
  • Fazer o almoço;
  • Preparar os lanches;
  • Preparar trabalhos manuais para as crianças;
  • Ver um filme com os miúdos;
  • Preparar os banhos;
  • Ler história antes de dormir;
  • Ler um capítulo do livro que está na cabeceira.

Bom trabalho!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!