NEE

Daniel Radcliffe: ator de Harry Potter tem dispraxia

Escrito por Cláudia Pereira

Daniel Radcliffe , ator mais conhecido pela interpretação da personagem Harry Potter, fala abertamente sobre ter dispraxia, um transtorno que afeta a coordenação motora, a orientação no espaço e, por vezes, a articulação da fala.


Ao longo da sua infância, este ator enfrentou diversas dificuldades na escola e na realização de atividades do quotidiano, como abotoar os sapatos ou de fazer qualquer outro movimento muito exigente.

“Às vezes penso, ‘Por que não há velcro em tudo?'”, diz Daniel.

Apesar de suas dificuldades, Daniel admite que a doença acabou por levá-lo a atuar. A sua mãe incentivou-o a participar na audição para a escolha do protagonista de Harry Potter, para o motivar, porque Daniel precisava de um impulso para desenvolver a sua auto-confiança. “Eu estava a passar por um período mau na escola, porque não conseguia fazer nada sozinho e não sobressaía em nada”, lembra o ator da saga Harry Potter.

Daniel Radcliff deixa uma mensagem para crianças e adolescentes com dispraxia:

“Não permitas que isso te faça parar. Nunca me travou, aliás algumas das pessoas mais inteligentes que conheço têm dificuldades de aprendizagem. O fato de teres de lutar com alguma dificuldade apenas vai tornar-te mais determinado, vai fazer-te trabalhar com mais afinco e revelar-te mais imaginativo na resolução de problemas.”

O que é Dispraxia?

Também chamado de transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC), é um distúrbio das habilidades motoras que inicia na infância. Afeta o movimento e a coordenação, o que se traduz em problemas com a motricidade grossa (equilíbrio, sequências de movimento) e com a motricidade fina (escrever, desenhar, apertar atacadores). Saiba mais sobre este transtorno.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por criar conteúdo útil e prático para pais e profissionais.