Cuida é um teste utilizado para a avaliação de candidatos à adoção, tutores e cuidadores. Este teste psicológico, em formato de questionário, pretende avaliar a capacidade de cuidar de uma criança ou adulto que se encontra dependente.
O que é o Teste Cuida?
A adoção implica uma mudança de vida para os futuros pais e para a criança adotada, por isso antes de iniciar um processo neste sentido avalie as suas intenções. Informe-se e aprofunde o seu conhecimento acerca da adoção no Brasil ou como adotar em Portugal.
O Cuida – Teste de Avaliação de Candidatos à Adoção – avalia a personalidade, o estado emocional e a capacidade dos candidatos para estabelecer relações de cuidado, baseadas na responsabilidade, no afeto e na sensibilidade.
Constituído por manual técnico, caderno de aplicação e folhas de resposta, este teste psicológico para adoção inclui a avaliação de variáveis de personalidade e índices de validade e controle das respostas.
Aspetos que são avaliados pelo Cuida
- Altruísmo;
- Abertura à experiência;
- Assertividade:
- Autoestima
- Capacidade de resolução de problemas;
- Empatia;
- Equilíbrio emocional;
- Independência;
- Flexibilidade;
- Reflexibilidade;
- Sociabilidade;
- Tolerância à frustração;
- Capacidade para estabelecer vínculos afetivos;
- Capacidade para resolver situações de conflito;
- Cuidados responsáveis;
- Cuidados afetivos;
- Sensibilidade às necessidades dos outros.
Como Funciona o Teste Cuida?
Durante aproximadamente 45 minutos, é pedido aos candidatos à adoção, que respondam a 189 questões. O profissional que avalia – psicólogo ou, em alguns casos, assistente social – recolhe as folhas de resposta e pode proceder à correção dos teste online.
O propósito é avaliar a capacidade dos adultos prestarem cuidados adequados a uma pessoa em situação de dependência (filho biológico, adotado ou de custódia, menor responsável por uma instituição, etc).