Atividades Dislexia NEE

Como Estrelas na Terra: o filme que todo professor precisa ver

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Como Estrelas na Terra é um filme indiano que relata, essencialmente, a história de vida de uma criança com dislexia e como a atuação do professor fez a diferença na sua vida.


O filme Taare Zameen ar – Every Child is Special, em português: Estrelas na terra – Toda criança é especial é um longa metragem de 2007 que concorreu ao óscar em 2008, sem ser premiado.

Resumo do filme ‘Como estrelas na terra’

O filme fala sobre a história de uma criança de 9 anos que possui dislexia. No filme o menino já tinha sido reprovado e agora estava num colégio interno, longe do irmão e dos pais. Incompreendido pelos pais, colegas e professores, o menino perde o interesse pela vida, até que um professor de artes substituto, observa suas dificuldades e chega ao diagnóstico de dislexia, mudando completamente sua vida.

Porque assistir ao filme

Este filme é excelente tanto para crianças ou jovens com dislexia, como para os seus pais e educadores. Explica de forma clara o que é dislexia, suas principais características e indica algumas dicas para pais e professores de disléxicos, assim como demonstra o amor incondicional que é fundamental para que estas crianças e jovens sejam bem sucedidos na vida.

Retrata, de forma bastante clara e elucidativa, as emoções do disléxico e as reações familiares, assim como as consequências familiares e sociais da dislexia. Demonstra também o quanto pode ser eficaz o ensino de forma multisensorial, ou seja utilizando todos os sentidos, assim como a utilização da arte como fator motivacional e de crescimento.

Poderá ser utilizado como terapia motivacional para disléxicos ou como forma de explicação a pais e professores sobre o que é dislexia e como lidar com essa dificuldade e aprendizagem.

Assista ao filme

É possível assistir ao filme no Youtube ou na Netflix.

Veja uma parte do filme legendado onde o professor explica à turma o que é dislexia e dá exemplo de várias pessoas famosas que também possuem dislexia.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por implementar novas ideias!