No início:
A sensação de cólica é normal nos primeiros meses de gravidez porque o útero está crescendo e os ligamentos estão ficando mais esticados. O corpo da mulher está se adaptando e pouco a pouco essa cólica vai diminuindo.
No meio:
As contrações de treinamento começam por volta das 20 semanas de gestação e são passageiras e esperadas, não representando nenhum problema de saúde. Essas cólicas vão e vem ao longo dos dias e passam quando a mulher caminha ou respira profundamente. Aos poucos a mulher vai se habituando com essa sensação e já não vai ficando assustada. Este é somente um treinamento para o trabalho de parto.
No fim:
Outro momento em que é normal sentir um tipo de cólica é no final da gravidez, quando está perto do bebê nascer, mas neste caso, a cólica passa a ser chamada de contração, sendo esperada à partir das 37 semanas de gestação. Essas cólicas são fortes, intensas e aparecem de forma ritmada, que podem ser observadas num relógio.
Quando a cólica na gravidez não é normal
São sintomas de alerta:
- Cólica intensa e que permanece por horas seguidas, sem trégua;
- Perda de sangue pela vagina, com sangue vermelho vivo ou vermelho escuro;
- Perda de líquido amniótico;
- Febre;
- Dor de cabeça;
Mal-estar geral; - Diminuição dos movimentos fetais.
Na presença destes sintomas deve-se ir ao médico para uma avaliação e realização de exames para verificar se está tudo bem com a mãe e com o bebê.