Educação e Ensino Especial

Calendário Escolar no Brasil em 2023: fique por dentro de todas as datas!

Escrito por Cláudia Pereira

A educação é uma das principais preocupações da sociedade brasileira e o calendário escolar é uma das peças fundamentais para o bom funcionamento do sistema educacional. O calendário escolar define o período de aulas, férias, feriados, entre outros eventos importantes.


É importante que o calendário escolar seja estabelecido de forma clara e objetiva para garantir a qualidade da educação e aproveitamento dos estudantes. Este é o calendário escolar do brasil para 2023, com as datas de início e fim do ano letivo, os períodos de férias e recesso escolar. Não perca nenhuma data!

Calendário Escolar em 2023

O calendário escolar no Brasil é criado de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, em 2023 o ano letivo deve ter, no mínimo, 200 dias de aula, distribuídos ao longo de 10 meses.

As aulas devem começar no mês de fevereiro e seguir até o mês de dezembro, com uma pausa para as férias de julho. Durante o ano, estão contemplados feriados nacionais, como o Dia da Pátria, o Dia das Mães e o Natal, além de pausas para o carnaval e outras festividades regionais:

  • Início do Ano Letivo – 6 de Fevereiro de 2023
  • Início do 2º Semestre – 25 de Julho de 2023
  • Término do Ano Letivo – 20 de Dezembro de 2023

Férias e Recesso Escolar em 2023

Em 2023, os alunos e os professores das escolas estaduais terão os seguintes períodos de pausa:

  • Férias – 2 a 31 de janeiro de 2023;
  • Recesso Escolar – 11 a 22 de Julho de 2023;
  • Recesso Escolar – 23 a 31 de Dezembro de 2023.

Volta às Aulas

Preparar o novo ano letivo implica adquirir livros escolares e material escolar adequado ao ano que a criança está a frequentar. Opte por comprar online ou usado para poupar no orçamento! Se o seu filho está a ter dificuldades em escolher o que quer estudar sugerimos que faça o Teste de Orientação Vocacional. Com este teste online gratuito pode ter uma ideia de profissões adequadas ao seu potencial.

Importância do Calendário Escolar

O calendário escolar é fundamental para a organização e planeamento do ano letivo, tanto para os alunos como para as escolas. Desta forma, os alunos sabem quando terão aulas, quais serão os períodos de férias e quando precisarão preparar-se para provas e outros eventos escolares importantes. Para além disso, o calendário escolar também ajuda os pais a programar as férias dos seus filhos e a prepararem-se financeiramente para as despesas escolares.

Atividades para Fazer nas Férias

Deixamos algumas sugestões de atividades que pode fazer em casa com os seus filhos durante o tempo de férias.

  • Festas com Amigos: junte os amigos do seu filho e faça uma festa divertida temática em casa – festa do pijama, jantar italiano, tarde de jogos de mesa… as opções são imensas!
  • Acampamentos: monte uma tenda na sala ou no quarto das crianças, no jardim ou terraço. Pode usar uma tenda de verdade ou simplesmente juntar lençóis, colchões e luzes ou lanternas.Dentro da tenda podem contar histórias, fazer jogos, ler livros, cantar músicas e até assistir um filme com um balde de pipocas caseiras!
  • Visitas: aproveite para visitar museus, assistir a um concerto de música, visitar o zoo ou simplesmente passear no parque.
  • Atividades Criativas: pintar e colorir são atividades que podem ser facilmente adaptadas a crianças de todas as idades. Deixe a criatividade dos seus filhos surgir!
  • Chefs na Cozinha: leve as crianças para a cozinha! Prepare com os pequenos uma refeição ou um lanche temático (por exemplo, chá das princesas, lanche dos super-heróis ou tarde dos bolinhos).
  • Cinema em Casa: uma sessão de cinema caseira com pipocas é sempre uma boa ideia!
  • Jogos em Grupo: proponha jogos de ação (como a mímica) ou dinâmicas de grupo e prepare-se para momentos muito divertidos! Confira os jogos educativos do educamais.
  • Jogos de Tabuleiro: tenha sempre à mão os jogos de tabuleiro favoritos dos mais pequenos: damas, xadrez, uno, scrabble, monopólio, etc.

As atividades infantis são excelentes para promover o desenvolvimento integral da criança. Permitem trabalhar a criatividade, a imaginação, a concentração e capacidade de atenção. Também são excelentes para desenvolver a motricidade e o raciocínio, assim como promover o desenvolvimento social. Tudo isto de forma lúdica e divertida. Experimente as atividades educamais com as suas crianças!

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Empreendedora digital, criativa e apaixonada por criar conteúdo útil e prático para pais e profissionais.