Escola

Calendário Escolar do Brasil: todas as datas para 2020!

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

O calendário escolar em São Paulo vai sofrer algumas mudanças. Os alunos das escolas estaduais terão 4 períodos de descanso durante o ano, em contraste com os dois momentos de férias habituais.



Para além das férias em janeiro e julho, o alunos terão uma pausa escolar no mês de abril e outra no mês de outubro. O objetivo é diminuir o tempo do aluno fora da escola e proporcionar uma melhor aprendizagem.

A secretaria da educação pretende negociar com os municípios a adesão a este novo calendário de férias, pois cada prefeitura tem autonomia para definir o calendário escolar.

Calendário Escolar em 2020

O ano escolar inicia a 3 de Fevereiro e tem término previsto para 22 de Dezembro de 2020. As datas específicas do período de aulas e de férias serão comunicadas durante o último semestre de 2019.

Essa é uma reforma educacional, que traz benefícios adicionais para a movimentação turística dentro do Estado de São Paulo. Ela barateia os preços do turismo, pois tira a pressão de julho. Baixa o preço, gera empregos e impostos. Essa movimentação abrange 15 milhões de pessoas, aproximadamente (Lummertz).

Férias Escolares em 2020

O Governo Federal define que os alunos do ensino primário devem ter 200 dias de aula por ano no mínimo, por isso, de acordo com governo, a redistribuição do período de férias não prejudica nem os alunos ou professores, nem vai contra a lei. Saiba o que pode fazer com os mais novos nas férias escolares.

Esses períodos são importantes para uma espécie de descompressão. É bom para o professor, que pode se reorganizar para começar o segundo bimestre, e também para o aluno, que, com menos tempo contínuo fora da escola, aumenta sua aprendizagem (Rossieli).

Assim, a partir de 2020, alunos e professores das escolas estaduais terão quatro períodos de férias:

  • 1 semana em abril;
  • 2 semanas em julho;
  • 1 semana em outubro;
  • 30 dias entre dezembro e janeiro.

Anteriormente, o calendário da rede estadual estipulava dois períodos de férias: de meados de dezembro a 31 de janeiro e de 28 de junho a 30 de julho.

Novo Ano Escolar

Preparar o novo ano letivo implica adquirir livros escolares e material escolar adequado ao ano que a criança está a frequentar. Opte por comprar online ou usado para poupar no orçamento!

Se o seu filho está a ter dificuldades em escolher o que quer estudar sugerimos que faça o teste de Orientação Vocacional. Com este teste online gratuito pode ter uma ideia de profissões adequadas ao seu potencial.

Atividades para Fazer nas Férias 

Deixamos algumas sugestões de atividades que pode fazer em casa com os seus filhos durante o tempo de férias. 

  • Festas com Amigos: junte os amigos do seu filho e faça uma festa divertida temática em casa – festa do pijama, jantar italiano, tarde de jogos de mesa… as opções são imensas!
  • Acampamentos: monte uma tenda na sala ou no quarto das crianças, no jardim ou terraço. Pode usar uma tenda de verdade ou simplesmente juntar lençóis, colchões e luzes ou lanternas.Dentro da tenda podem contar histórias, fazer jogos, ler livros, cantar músicas e até assistir um filme com um balde de pipocas caseiras!
  • Visitas: aproveite para visitar museus, assistir a um concerto de música, visitar o zoo ou simplesmente passear no parque.
  • Atividades Criativas: pintar e colorir são atividades que podem ser facilmente adaptadas a crianças de todas as idades. Deixe a criatividade dos seus filhos surgir!
  • Chefs na Cozinha: leve as crianças para a cozinha! Prepare com os pequenos uma refeição ou um lanche temático (por exemplo, chá das princesas, lanche dos super heróis ou tarde dos bolinhos).
  • Cinema em Casa: uma sessão de cinema caseira com pipocas é sempre uma boa ideia!
  • Jogos em Grupo: proponha jogos de ação (como a mímica) ou dinâmicas de grupo e prepare-se para momentos muito divertidos! Confira as os jogos educativos do educamais.
  • Jogos de Tabuleiro: tenha sempre à mão os jogos de tabuleiro favoritos dos mais pequenos: damas, xadrez, uno, scrabble, monopólio, etc.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Educadora Social, formadora certificada, especialista em educação, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.
Criativa e apaixonada por implementar novas ideias!