Parentalidade

Como Ensinar Boas Maneiras aos seus Filhos?

Cláudia Pereira
Escrito por Cláudia Pereira

Como mãe ou pai quer que os seus filhos sejam bem educados e que se comportem de forma socialmente adequada. É muito importante que ajude o seu filho a interiorizar estes comportamentos e uma das formas – talvez a mais importante – é o seu exemplo. Pequenos gestos e hábitos diários ajudam a que a criança aprenda através da experiência. O seu filho irá dizer as palavras obrigada e por favor, se as ouvir de forma constante da boca dos seus pais.



A forma como reage, como se relaciona com os outros membros da família e amigos e o modo como gere as suas próprias emoções, têm influência direta no comportamento dos seus filhos.

O que são Boas Maneiras?

As boas maneiras ou bons modos, são regras básicas de como viver em sociedade, de forma educada e cordial em diversos contextos: à mesa, em família, na escola ou em locais públicos. Situações simples como cumprimentar as pessoas, não interromper uma conversa ou agradecer, são alguns dos comportamentos que cada criança precisa aprender.

As crianças sentem-se mais seguras e confortáveis quando conhecem e aplicam as regras e quando estas são claras. Ausência de regras ou limites comportamentais promove a insegurança e a sensação de estarem perdidos.

Como Ensinar Boas Maneiras às Crianças?

É importante que o bom comportamento seja cultivado desde muito cedo, dentro do contexto familiar. Este é o melhor ambiente para isto, pois a criança sente-se aceite e amada à partida. Ensinar regras às crianças não é o mesmo que oprimir ou anular o seu temperamento, pelo contrário, é uma preparação para que convivam de forma saudável e adequada com todos os que fazem parte do seu dia-a-dia.

Ensine os seus filhos a arrumar os seus próprios brinquedos, livros ou outros materiais após a brincadeira. Ensine qual o local onde deve colocar a roupa suja, onde pendurar ou arrumar a roupa limpa, o local certo para arrumar os sapatos, etc.

Conforme as crianças forem crescendo delegue tarefas domésticas, por exemplo, levar o reciclado ou levantar a mesa. Adeque as tarefas à idade da criança para que esta possa ser bem sucedida na tarefa e para que possa sentir-se responsável e capaz.

Apagar a luz ao sair de uma divisão, bater à porta antes de entrar, colocar as toalhas após uso no toalheiro ou repor o rolo do papel higiénico são hábitos que pode ensinar aos seus filhos desde muito cedo.

Como Ensinar Boas Maneiras à Mesa?

Ensinar o seu filho a comportar-se numa refeição, tanto em casa, num restaurante ou em casa de amigos, é o desejo de qualquer pai ou mãe!  É importante referir que as crianças são crianças, ou seja, a boa educação, bons modos são fundamentais, mas é de se esperar um “grau de trapalhice”, tipicamente infantil.

Utilização do Guardanapo

O guardanapo existe por uma boa razão, por isso ensine a criança a utilizá-lo. Explique para que serve e como utilizar. O guardanapo deve ser usado para limpar a boca sempre que necessário, sendo particularmente importante utilizá-lo antes de usar o copo.

Se for de papel, deve ser colocado do lado esquerdo do prato, não deve ser amassado ou enrolado. Se o guardanapo for de pano, deve ser desdobrado e colocado no colo. No final da refeição ensine a criança a colocar o guardanapo desdobrado do lado esquerdo do prato ( se for de pano) ou simplesmente pousado no mesmo lado (se for de papel).

Utilização dos Talheres

É importante ensinar como se segura os talheres: a faca na mão direita e o garfo na mão esquerda. Isto também se aplica a crianças que não sejam destras. Ensine a criança que para cortar a carne, deve espetá-la com o garfo, cortar um pedaço com a faca e levar à boca apenas com o garfo.

No final da refeição mostre à criança como posicionar os talheres: no prato, um ao lado do outro, devendo o fio de corte da faca ficar voltado para dentro.

Ao conversar cuidado com os talheres na mão: ensine a criança a pousar os talheres se costuma gesticular, para evitar que magoe alguém ao seu redor ou atire algum pedaço de comida pelo ar.

Palavras Mágicas

É importante ensinar a criança a utilizar as palavras mágicas antes, durante e após a refeição, seja numa refeição em família, num restaurante ou casa de amigos. “Obrigado/Obrigada” quando forem servidos, “por favor” ao pedir alguma coisa a alguém e “com licença” se tiverem de sair da mesa por alguma razão.

Por onde Começar? Uma lista de Regras de Etiqueta!

Esta não é uma lista exaustiva de comportamentos, mas uma ideia para utilizar e ajustar aos valores da sua família:

  • Dizer “por favor” de forma gentil, ao pedir alguma coisa;
  • Dizer “obrigado” ao receber algo;
  • Responder educadamente à pergunta “Como está?” ou “Tudo bem?”;
  • Evitar interromper uma conversa (exceto numa situação urgente);
  • Ao interromper, utilizar a frase “com licença”;
  • Pedir permissão, em situações que não sabe se pode ou não fazer;
  • Bater na porta e esperar convite para entrar;
  • Ao tropeçar ou esbarrar em alguém, pedir “desculpa”;
  • Ao passar por uma porta, segurar a mesma para a pessoa seguinte;
  • Cobrir a boca ao espirrar e ao bocejar;
  • Limpar o nariz num local privado (não colocar o dedo no nariz em público);
  • Mastigar de boca fechada e limpar a boca com o guardanapo;
  • Oferecer ajuda sempre que possível;
  • Apenas dizer palavras agradáveis (sem palavrões ou expressões agressivas);
  • Evitar rotular as pessoas para não as magoar;
  • Ter uma atitude positiva, evitando reclamar de forma constante.

Sobre o Autor

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Empreendedora Social, formada em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Porto desde 2002.
Formadora certificada, com experiência em educação de crianças e adultos, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais.