O esquema corporal é a forma como a criança vê o próprio corpo, que vai amadurecendo conforme ela vai crescendo.
Quando a criança apresenta transtornos do esquema corporal, ou seja, exibe problemas com a orientação corporal e com a forma como se utiliza o corpo em relação ao espaço em redor, normalmente, tem um destes transtornos:
- Incapacidade de reconhecer e mostrar no seu corpo alguma de suas partes (asomatognosia). Por exemplo, a criança não é capaz de reconhecer, mostrar, nem mover os dedos de sua própria mão ou de outra pessoa;
- Alterações na estruturação espacial (transtornos de lateralidade) e, consequentemente, na leitura/escrita. A lateralidade contrariada, a lateralidade cruzada e o ambidestrismo, são exemplos.
Atividades de Esquema Corporal
Para ajudar as crianças com estes transtornos ou simplesmente melhorar a noção corporal dos mais novos, é possível realizar algumas atividades divertidas. Acompanhe as atividades com movimento e boa disposição, para ser um jogo ou brincadeira e não uma tarefa aborrecida!
1. Reconhecer as partes do Corpo
Diga à criança os nomes das partes do corpo humano: cabeça, peito, barriga, braços, pernas, pés, explorando uma parte por vez. A criança mostra em si mesma a parte mencionada anteriormente, repetindo correctamente o nome.
Numa primeira fase o exercício deverá ser realizado de olhos abertos, numa segunda fase de olhos fechados.
2. Reconhecer as partes da Cabeça
Como complemento do primeiro exercício, a criança deve reconhecer as partes do rosto: nariz, olhos, boca, queixo, sobrancelhas e ouvidos. Deverá também reconhecer o pulso, o dedo maior e o dedo menor, com os braços apoiados sobre uma mesa.
Ensine também os nomes dos dedos pedindo que a criança levante um a um, repetindo os respetivos nomes (primeiro de olhos abertos, depois fechados).
3. Reconhecer o movimento dos olhos
Estes exercícios de esquema corporal são para ser realizados com a criança em pé ou sentada e a ideia é trabalhar a perceção do movimento dos olhos.
De pé ou sentada, a criança acompanha com os olhos a trajetória de um objeto que se desloca no espaço, mas sem mexer a cabeça.
4. Reconhecer a existência dos rins
Estes exercícios de esquema corporal são para ser realizados com a criança deitada e pretende-se trabalhar a consciência da existência dos rins.
Deitada com as pernas estendidas e as mãos sobre os rins a criança dobra os joelhos e encosta-os no peito. Converse com a criança acerca da parte do corpo que se apoia com força sobre suas mãos – os rins.
5. Reconhecer o lado direito e esquerdo
Este exercício de esquema corporal pretende automatizar a noção de direita e esquerda. Numa primeira fase deve ensinar-se à criança, através de exemplificação no seu próprio corpo, qual a sua direita e qual a sua esquerda.
Após dominar este conceito realizar este exercício por etapas:
- Fechar com força a mão direita;
- Fechar com força a mão esquerda;
- Levantar o braço direito;
- Levantar o braço esquerdo;
- Bater o pé esquerdo;
- Bater o pé direito;
- Mostrar o olho direito;
- Mostrar o olho esquerdo;
- Mostrar a orelha direita;
- Mostrar a orelha esquerda;
- Levantar a perna esquerda;
- Levantar a perna direita.
Inicialmente, deve a criança deve ter os olhos abertos, mas quando já tiver dominado o exercício repetir, mas com os olhos fechados.
6. Atividade de Orientação Espacial
Pretende-se que a criança localize elementos na sala de aula, na sala de casa, no seu quarto ou até mesmo no exterior.
Assim, a criança deverá dizer de que lado está a porta, a janela, a mesa da sala de aula, etc em relação a si mesma.
É muito importante que durante a realização do exercício, a criança não cruze os braços, porque isso dificulta a sua orientação espacial.