Zanga faz mal à saúde

Zanga faz mal à saúde? Quando foi a última vez que se zangou? Como lidou com a zanga? Foi uma experiência agradável? E para as pessoas ao seu redor? Certamente já presenciou a “explosão” de alguém ou já foi o protagonista de uma autêntica cena de rosto vermelho e olhos arregalados. Muitas pessoas orgulham-se de manter a sua zanga bem guardada, como se de um tesouro se tratasse. Mas interiorizar a zanga faz mal à saúde!

O desafio que se coloca é que quando nos zangamos devemos processar essa zanga de forma positiva. Aprender a processar a zanga de forma saudável é fundamental para manter relacionamentos saudáveis.

O primeiro passo é admitir para si próprio que está zangado. Verbalize: Estou zangado!” De seguida tente perceber porquê: se se trata de algo que o irritou ou simplesmente é fruto das suas emoções. Lide com isso, não enterre o que sente.

Quando está zangado certifique-se que tem os factos antes de “se passar”. Normalmente o ser humano tem a tendência de tirar conclusões precipitadas. Pergunte antes de se irritar, vai ver que às vezes não existe qualquer motivo para ficar zangado.