Vómito Infantil

 

Vómito Infantil pode ser um sintoma de diversos problemas. Vómito infantil é a expulsão forçada do conteúdo do estômago da criança.

Vómito Infantil

O vómito acontece quando o diafragma e os músculos abdominais se contraem por ordem do sistema nervoso central, nomeadamente o tronco encefálico. Por norma é passageiro e apresenta variadas causas.

Causas do Vómito Infantil

As causas do vómito infantil são variadas. Durante o primeiro mês os vómitos são esporádicos e são consequência de excesso de leite, indigestão ou alergia ao leite materno ou leite em pó. Convém distinguir o vómito do típico e natural bolsar do bebé, muitas vezes no momento do arroto.

Entre o segundo e o quarto mês o vómito poderá ser causado por EHP, ou seja, estenose hipertrófica do piloro. Basicamente o piloro, que é a união do estômago ao intestino, engrossa provocando um estreitamento que impede a passagem do estômago para o intestino. O leite fica acumulado no estômago e quando este fica cheio, a criança vomita.

A partir do quarto mês o vómito pode ser consequência de uma infecção do intestino ou do estômago, normalmente causada por um vírus, o rotavírus.

O que fazer quando se vomita?

O importante é sossegar e confortar a criança, hidratando-a. Convém também estar atento a outros sinais de alarme que associados ao vómito poderão necessitar de cuidados médicos.