Educamais.com
Diagnosticar e Intervir em necessidades educativas especiais.
Dislexia, Dificuldades de Aprendizagem, Autismo, TDAH, Orientação Escolar.

Tratamento da Afasia

Tratamento da Afasia
13 votos, media 5.00 (99%)

Tratamento da afasia é possível.  Tratamento da Afasia é resultado de um diagnóstico devidamente realizado através de testes psicológicos para o efeito. No entanto, para que o tratamento da afasia seja eficaz tem de ser iniciado rapidamente estimulando devidamente as células cerebrais, os neurónios.

Testes para Avaliação das Afasias

Inicialmente é feito um diagnóstico para avaliar a capacidade de expressão e compreensão que a criança, adolescente ou adulto com afasia tem, procurando localizar as lesões cerebrais e identificar, assim, o tipo de afasia. Por norma, inicia-se com uma avaliação sensorial pois a deficiência auditiva interfere a nível de comunicação. Vários testes psicológicos podem ser realizados para identificar exatamente qual o problema e passar ao tratamento e terapias adequados.

Tratamento da Afasia

O tratamento da afasia é demorado e deve ser feito de forma periódica e frequente, sendo que a duração do mesmo depende da extensão das lesões cerebrais. O contacto terapêutico com fonoaudiólogo ou terapeuta da fala é fundamental, pois este estimulará as capacidades da linguagem oral e escrita através de exercícios. O acompanhamento por parte de um psicólogo e de um neurologista, entre outros técnicos e terapeutas ( por exemplo terapeuta ocupacional), também é considerado imprescindível. Em alguns casos também se utiliza medicamentos que estimulam a memória, por exemplo como o piracetam.