Educamais.com

Portal de dislexia e dificuldades aprendizagem. Informações para os pais sobre Dislexia, Dificuldades de Aprendizagem, Autismo, TDAH, Orientação Escolar

Tipos de Epilepsia

Tipos de Epilepsia
23 votos, media 4.94 (98%)

Tipos de Epilepsia podem ser identificados. Tipos de Epilepsia normalmente são divididos em dois grupos: tónica-clónica (normalmente designada de grande mal ou ataque de epilepsia) e larvada (também designada de pequeno mal ou crise de ausências).

Tipos de Epilepsia -Grande Mal/ Ataque de Epilepsia

A crise tónico-clónica é uma crise generalizada que normalmente dura entre 30 segundos a vários minutos e pode ser bastante assustadora para quem assiste. Por norma, começa com um grito, ao qual se segue perda de consciência. A pessoa cai ao chão e o seu corpo torna-se rígido, seguindo-se movimentos convulsivos e por vezes perda de urina e fezes. A respiração torna-se irregular e pode suspender-se temporariamente. Após a crise, a pessoa provavelmente não se lembrará de nada e sentir-se-á muito cansada, necessitando de descanso.

Tipos de Epilepsia – Pequeno Mal/ Crise de Ausências

A crise larvada ou pequeno mal também é considerada uma forma de crise generalizada, embora com outras características. Durante a crise a pessoa perde contacto com a realidade, consistindo em frequentes ausências e de curta duração. Podem ocorrer movimentos de mastigação e pestanejar rápido, mas não se verificam movimentos bruscos do corpo. A crise pode demorar alguns segundos ou meio minuto, podendo passar completamente despercebido, sendo frequentemente tomado como falta de atenção ou distracção por parte dos pais ou educadores.

Saiba como intervir num ataque de epilepsia.