Testes de Gravidez: o que são e como funcionam?

Quer saber se está grávida? A melhor forma de ter a certeza é fazer um teste de gravidez! Muitas vezes as futuras mamãs apresentam alguns sintomas como enjoo, sonolência, mamas doridas e barriga inchada, mas para ter mesmo a  certeza é preciso fazer um ou mais testes de gravidez.

Os testes de gravidez mais fiáveis são o teste de farmácia e o exame de sangue, porque estes detetam a presença do hormônio beta  HCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina ou no sangue da mulher grávida.

O teste de gravidez de farmácia deteta a presença de HCG na urina e pode ser feito desde o primeiro dia de atraso da menstruação. É um exame simples com apresentação rápida de resultados.

O exame de sangue para identificar a gravidez é feito em laboratório, através da recolha de sangue, preferencialmente em jejum. Pode ser realizado mesmo que ainda não haja atraso na menstruação.

Como fazer o Teste de Gravidez de Farmácia

Compre um teste de gravidez na farmácia ou parafarmácia e prepare-se para fazer o teste:

  1. Utilize preferencialmente a primeira urina após acordar, pois contém maior quantidade de hormona;
  2. Destape e urine diretamente para a ponta absorvente (ou para um recipiente limpo onde vai mergulhar a ponta absorvente);
  3. Feche a tampa e aguarde entre 1 a 5minutos. O resultado positivo ou negativo vai surgir durante esse tempo.;
  4. Descarte o teste após os 5 minutos

Interpretar os resultados também é bastante simples:

Se der positivo, seguindo as instruções do teste, é quase certo que está grávida. No entanto, se der negativo, talvez ainda possa estar. Pode ser que ainda não haja quantidade suficiente de hCG na urina para ser detetada pelo teste. Estes níveis aumentam, por isso, se a menstruação não aparecer, tente novamente.

Como Fazer o Exame de Sangue

Para saber se está grávida através do exame de sangue, deve dirigir-se a um laboratório de análises e fazer uma colheita do seu sangue. O exame pode identificar se está grávida ou não (negativo ou positivo como no teste de farmácia) e qual a concentração de HCG no sangue ( o que permite saber de quantas semanas aproximadamente).

Se o resultado for positivo consulte a sua ginecologista e comece a preparar o pré-natal!