Teste CHAT – Autismo

 

Teste CHAT – Autismo é uma ferramenta para rastrear as perturbações do espectro autista. Teste CHAT – Autismo (Checklist for Autism in Toddlers) deve ser utilizado em crianças entre os 18 e os 36 meses, preferencialmente.

O CHAT (em português escala para rastreamento de autismo em crianças até 3 anos) não é um teste de diagnóstico de autismo, no entanto permite identificar crianças com probabilidade de ter autismo ou outras problemáticas associadas. Esta é uma forma de identificar de forma precoce  e de direccionar a criança para diagnóstico, intervenção e tratamento adequado.

Foi desenvolvido no Guy’s Hospital em Londres, na Universidade de Cambridge e na Universidade College London por Baron-Cohen, Allen e Gillberg em 1992.

Este questionário é constituído por duas secções: uma destinada aos pais e outra à observação do técnico ou pediatra. Na primeira parte, são feitas nove questões aos pais relacionadas com o dia-a-dia e comportamento da criança.

Numa segunda parte, destinada à observação dos técnicos, são abordados 5 itens. Se a criança falha estes itens apresenta uma grande probabilidade de desenvolver autismo.