Terapias para Autismo

Terapias para autismo são diversas. Terapias para autismo mais usadas são as terapias comportamentais.

Terapias para Autismo

As terapias para autismo mais utilizadas são as terapias comportamentais,  através das quais pais e profissionais trabalham em conjunto para melhorar as capacidades comunicacionais e as competências físicas e sociais.

A TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children),em português Tratamento e Educação das Crianças Autistas e com Deficiência em Comunicação foi desenvolvida nos anos 70. Através desta terapia tanto os pais como os profissionais a melhorar as capacidades de adaptação ao meio envolvente.

O Higashi School é um outro programa que permite ensinar comportamentos considerados positivos e saudáveis utilizando a educação física e a educação artística.

O Bright Start ajuda a melhorar a comunicação, a atenção e as capacidades cognitivas.

Outras Terapias para Autismo

Muitas vezes as crianças com autismo beneficiam da terapia ocupacional para aprender as tarefas do dia-a-dia. A terapia de integração sensorial  e snoezelen também auxiliam nomeadamente a nível da estimulação.
A fisioterapia facilita a fluidez dos movimentos  e a terapia da fala (fonoaudiologia) alcança melhorias na criança autista.