Educamais.com

Portal de dislexia e dificuldades aprendizagem. Informações para os pais sobre Dislexia, Dificuldades de Aprendizagem, Autismo, TDAH, Orientação Escolar

Tenho irmão diferente…vamos falar sobre isto?

Tenho irmão diferente…vamos falar sobre isto?
59 votos, media 5.00 (93%)

Tenho irmão diferente…vamos falar sobre isto? é um livro, da autoria de Marilena Ardore, Mina Regen e Vera Maria Bohner Hoffmann e ilustrações de Orlando, que pretende demonstrar a  importância dos irmãos no desenvolvimento do deficiente intelectual (seja o portador de Síndrome de Down ou de outros tipos de limitações).

Tenho irmão diferente

A Apae relançou o livro Tenho um Irmão Diferente…Vamos Conversar Sobre Isto?,  sendo distribuído gratuitamente no Brasil. A primeira versão é de 1984.

A obra, além de trazer depoimentos, trata de temas como sexualidade, trabalho e patologias, do nascimento à velhice. Como diz Marilena, os irmãos ganham um papel muito importante neste processo. Ela explica que, desde pequeno, o irmão dito “normal” vai ser um modelo para o deficiente. “A criança amadurece mais rapidamente do que as outras, pois mesmo que ela seja mais nova, vai ‘passar na frente’ do mais velho e ensiná-lo”, diz.

O livro fala ainda sobre algo muito importante: o  equilíbrio na criação do irmão “normal” A tendência, conforme afirma Marilena, é sobrecarregar esse filho com tarefas ou  colocar todas as expectativas nos seus ombros. “A orientação das famílias é fundamental para que os dois filhos – tanto o deficiente quanto o “normal” – se desenvolvam de maneira saudável. É preciso respeitar os sentimentos, as vontades e os valores de cada um, e sem exagerar na cobrança”, afirma.

A importância dos irmãos

“A expectativa de vida dos deficientes aumentou de 15 anos para cá e, quando os pais morrem, os irmãos tornam-se os guardiões mais próximos, seguidos pelos cunhados e sobrinhos. Portanto, torna-se cada vez mais necessário orientar as famílias”, diz a assistente social Marilena Ardore, uma das autoras do livro e coordenadora do Programa de Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência da Apae.

Consulte o livro aqui.