Educamais.com
Tudo o que precisa saber sobre educação e dificuldades de aprendizagem.

Tenho irmão diferente…vamos falar sobre isto?

Tenho irmão diferente…vamos falar sobre isto?
59 votos, media 5.00 (93%)

Tenho irmão diferente…vamos falar sobre isto? é um livro, da autoria de Marilena Ardore, Mina Regen e Vera Maria Bohner Hoffmann e ilustrações de Orlando, que pretende demonstrar a  importância dos irmãos no desenvolvimento do deficiente intelectual (seja o portador de Síndrome de Down ou de outros tipos de limitações).

Tenho irmão diferente

A Apae relançou o livro Tenho um Irmão Diferente…Vamos Conversar Sobre Isto?,  sendo distribuído gratuitamente no Brasil. A primeira versão é de 1984.

A obra, além de trazer depoimentos, trata de temas como sexualidade, trabalho e patologias, do nascimento à velhice. Como diz Marilena, os irmãos ganham um papel muito importante neste processo. Ela explica que, desde pequeno, o irmão dito “normal” vai ser um modelo para o deficiente. “A criança amadurece mais rapidamente do que as outras, pois mesmo que ela seja mais nova, vai ‘passar na frente’ do mais velho e ensiná-lo”, diz.

O livro fala ainda sobre algo muito importante: o  equilíbrio na criação do irmão “normal” A tendência, conforme afirma Marilena, é sobrecarregar esse filho com tarefas ou  colocar todas as expectativas nos seus ombros. “A orientação das famílias é fundamental para que os dois filhos – tanto o deficiente quanto o “normal” – se desenvolvam de maneira saudável. É preciso respeitar os sentimentos, as vontades e os valores de cada um, e sem exagerar na cobrança”, afirma.

A importância dos irmãos

“A expectativa de vida dos deficientes aumentou de 15 anos para cá e, quando os pais morrem, os irmãos tornam-se os guardiões mais próximos, seguidos pelos cunhados e sobrinhos. Portanto, torna-se cada vez mais necessário orientar as famílias”, diz a assistente social Marilena Ardore, uma das autoras do livro e coordenadora do Programa de Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência da Apae.

Consulte o livro aqui.