Temperamentos – Características

 

Temperamentos – características principais do fleumático, colérico, melancólico e do sanguíneo. Temperamentos – características como as emoções, o papel de mãe e pai, os relacionamentos familiares e de trabalho e principais defeitos.

Temperamento Fleumático

O Temperamento fleumático tem, essencialmente uma personalidade calma e relaxada controlando bem as suas emoções. Como pai ou mãe não toma decisões, reservando bastante tempo para filhos e resto da família. Em termos de relacionamentos amigáveis e de trabalho é competente, amável e bem humorado, mediando conflitos. Os seus principais defeitos são a sua desconfiança e desmotivação natural.

Temperamento Colérico

O colérico é dinâmico, ativo, independente e auto-suficiente. Em termos familiares não sabe disciplinar os filhos e gosta que as coisas sejam feitas à sua maneira, não escutando ninguém. No trabalho é prático, orientado a metas, estimulando a atividade e produção. Os principais defeitos são a sua insensibilidade, impaciência e intolerância.

Temperamento Melancólico

O temperamento melancólico é talentoso, artístico e pensativo. Na família é bastante motivador, incentivando ao estudo e progressão, mas bastante exigente. No trabalho é perfecionista, organizado e encontra soluções criativas. Escolhe bem os seus amigos e é fiel, sensível e verdadeiramente interessado.  Os seus principais defeitos são o egoísmo, o pessimismo e a tendência para crítica e baixa auto-estima.

Temperamento Sanguíneo

O sanguíneo é entusiasta e expressivo. A nível familiar tem dificuldade com a disciplina e rapidamente perde a calma com os filhos. Faz muitos amigos e interessa-se verdadeiramente por eles, apreciando ser elogiado. No trabalho é enérgico, começando bem um trabalho, mas raramente o termina. Os seus principais defeitos são a indisciplina, o egocentrismo, o exagero e o egoísmo.

Existem quatro tipos dominantes de temperamento e 12 combinações possíveis.

Descubra qual o seu tipo de temperamento, faça o teste de temperamento!