Temperamento

O temperamento é algo que influencia todas as nossas ações diárias. O nosso temperamento interfere com a forma como nos relacionamos com os outros, qual o tipo de alimentação, os hábitos de sono ou de estudo, enfim a forma como vivemos no dia-a-dia. Assim, é muito importante conhecer qual o nosso temperamento dominante, percebendo os nossos pontos fracos e fortes.

Tipos de Temperamento

Existem, essencialmente, quatro tipos de temperamento: sanguíneo, melancólico, colérico e fleumático. Cada um deles apresenta características diferentes e áreas consideradas mais fortes e outras mais fracas. No entanto, não existem temperamentos “bons ou maus”, apenas distintos. E apesar de cada pessoa ter um temperamento dominante, naturalmente e de forma secundária possui um pouco dos outros temperamentos.

12 Combinações de Temperamento

Para além dos 4 tipos de temperamento dominantes, existem ainda 12 possíveis combinações de temperamento. As pessoas são individuais, ou seja cada uma é única e portanto todas as pessoas com o mesmo tipo de temperamento não são exatamente iguais. Combinações, misturas e graus dos vários tipos de temperamento evidenciam as diferenças. Por exemplo, uma pessoa cujo temperamento dominante é colérico e o secundário melancólico será diferente de uma com temperamento colérico-fleumático.

Para saber qual o seu tipo de temperamento faça o teste de temperamento.