TDAH

TDAH, também conhecido como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, que afecta 10% da população Mundial. Também é chamado de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, é mais conhecido como ADD, TDHA, ADHD ou AD/HD.

Este desordem/distúrbio, começa na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. è comumente colmatado com medicação prescrita por profissionais de saúde.

O diagnóstico de TDAH  deve ser executado por uma equipa multidisciplinar: médicos, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos (terapeutas da fala), psiquiatras, neurologistas, etc.

Geralmente são classificados os seguintes tipos de TDHA:

TDAH do tipo predominante desatento: Os principais sintomas são falta de atenção e distrabilidade. Normalmente as crianças não atingem o seu potencial porque não se conseguem concentrar suficientemente.

TDAH do tipo Hiperativo/Impulsivo: As crianças apresentam um padrão de comportamento disfuncional especialmente na sala de aula e têm dificuldade em seguir regras e instruções,são resistentes à frustração, imediatistas e consequentemente sofrem com a impopularidade e a rejeição por parte dos colegas.

TDAH do tipo combinado: Falta de atenção sustentada, hiperatividade e impulsividade.

Tipo inespecífico: São crianças que, embora não apresentem sintomas suficientes para serem classificados em nenhum dos tipos descritos, desenvolvem sintomas suficientes que prejudicam o desempenho escolar, familiar e profissional.