Superdotado

 

Superdotado é relativamente fácil de identificar. Superdotado, sobredotado ou portador de altas habilidades apresenta determinadas características. Identificar um superdotado,  de acordo com especialistas em superdotação, implica realizar um diagnóstico clínico com profissionais especializados.

O que é um superdotado

Superdotado é uma criança, adolescente ou adulto com capacidades inatas superiores à média, apresentando características que facilmente os evidenciam. São aquelas, crianças, jovens ou adultos que apresentam um alto desempenho ou um grande potencial numa ou várias áreas: talento para artes, desporto ou atividades psicomotoras, capacidade intelectual, criatividade, uma determinada matéria específica, etc.

Características de um superdotado

Normalmente, os superdotados aprendem rápida e facilmente, são bastante curiosos e criativos e têm uma maneira original de resolver problemas. São independentes, autónomos tendo um sentido crítico bem apurado e exagerado. São hipersensíveis e interagem facilmente com crianças mais velhas ou adultos.

Como identificar um superdotado

Identificar um superdotado vai para além de uma lista de características, é necessário diagnóstico especializado. Este normalmente é realizado através de testes, questionários, observação de comportamento e entrevistas com a criança, seus familiares e professores.