Sucesso Escolar e Família

 

Sucesso Escolar e Família? Sim, a família é na realidade o motor do sucesso escolar.  Sucesso Escolar e Família estão relacionados pois esta última é a responsável primária pela criação de hábitos saudáveis de estudo.

Sucesso escolar não é apenas tirar boas notas ou nunca faltar às aulas. Sucesso escolar é mais do que isso, implica efetivamente aprender, adquirir gosto pelo que se aprende e desenvolver as capacidades sociais para além das académicas. Implica também ter tempo suficiente para brincar e dedicar-se a outras áreas que não as académicas.

Fundamental para Sucesso Escolar

De acordo com o departamento de Ciência da Alimentação da Universidade de Alabama e Birmingham, dormir e comer são fundamentais para um bom desempenho escolar. E naturalmente que a família tem um papel decisivo nestas duas áreas.

Assim, é aconselhável que a criança ou adolescente descanse devidamente, 8/9 horas de sono são o ideal. A falta de sono pode levar a problemas de atenção e de memória, afeta o controlo dos impulsos e a regulação do humor e leva à ansiedade e muitas vezes à depressão, de acordo com o departamento de Medicina Pulmonar e do Sono da UAB.

Em termos de alimentação a criança deve começar o seu dia com fruta, proteínas e cereais integrais, evitando os cereais açucarados ( que causam aumento de açúcar seguido de uma baixa de açúcar). Aos lanches as crianças devem ser incentivadas a comer iogurtes, fruta e legumes, em vez de doces ou refrigerantes.

Brincar também é extremamente importante para o desenvolvimento lógico e criativo da criança. Brincar vai para além de uma atividade lúdica: incentiva a aprender de outra maneira, a fazer de forma diferente expandindo o conhecimento.

Por isso planeie as atividades de lazer como faz com os compromissos escolares, brinque com o seu filho e assim também está a contribuir para o sucesso escolar.