Steven Spielberg é Disléxico

 

Steven Spielberg revelou publicamente que tem dislexia: “Foi a última peça do puzzle num mistério guardado por mim ao longo dos anos.”

Diagnosticado já em idade adulta, este conhecido realizador experimentou algumas dificuldades na sua infância. Aprendeu a ler dois anos mais tarde do que os seus colegas, sendo bastante gozado por esse fato e por isso detestava ir para a escola.

“Nunca me senti uma vítima. Os filmes salvaram-me da vergonha, da culpa…de colocar o peso sobre mim. Penso que realizar filmes foi o meu grande escape, foi a forma de fugir de tudo isso.”

Spielberg abandonou a escola para seguir produção e e realização de filmes. No entanto, aos 50 anos retornou à universidade para terminar o seu grau académico. Ele afirma que demora bastante tempo a ler um livro ou guião, mas que aproveita o tempo extra para apreciar realmente cada palavra e o seu significado.

Dicas de Steven Spielberg

Spielberg deixa algumas dicas a todos os que têm dislexia. Veja a entrevista para saber mais.

  • É mais comum do que imaginas. Não estás sozinho.
  • Existem formas de acelerar as capacidades de leitura e a tua compreensão.
  • Vais ter dislexia para sempre na tua vida, mas podes consegues atingir os teus objetivos. Não é algo que vai impedir os teus sonhos!